segunda-feira, 3 de março de 2008

As fotografias de Ricardo Zerrenner

Inseri uma matéria ontem no meu blog intitulada "Rio de Janeiro, gosto de você!", encimada por uma fotografia do Cristo Redentor feita por Ricardo Zerrenner. Essa foto aguçou a minha curiosidade sobre o autor da obra e cheguei até ao seu site, cuja homepage está abaixo desta minha introdução, onde tudo sobre ele e suas criações são explicados de forma muito clara, como o comércio de suas fotos e as autorizações para postagens delas, isoladamente ou em mensagens no formato power point.

Não satisfeito, inquiri o Google, que me ofereceu logo um cardápio de 3180 páginas sobre o artista Zerrenner. Navegando modorramente por algumas delas, encontrei o site Dicas do Timoneiro, do Paulo (ainda sem sobrenome), carioca e morador do Rio que havia postado recentemente uma matéria em parte elaborada de seu próprio punho e que, em si, encerrava justamente o que eu queria dizer para fazer uma justa homenagem àquele que coloca a sua arte bem acima dos meros interesses financeiros e proporcionando a quantos adimiram a sua cidade de usufruirem de suas fotos, ou mesmo de adquirí-las em produções mais esmeradas. Como eu disse acima, está tudo explicadinho no seu site.

E hoje, trocando umas mensagens com o Paulo Timoneiro, obtive a sua autorização para publicar aqui no meu blog toda a sua matéria, coisa que passo a fazer imediatamente e utilizando o mesmo título que ele deu à mesma, o que estou fazendo com imensa satisfação.

----------ooooooooo----------

As fotografias de Ricardo Zerrenner

Ricardo Zerrenner é o autor da fotografia noturna do Cristo que circula pela internet, considerada uma das mais bonitas fotos já feitas até hoje.

Seu site de fotografias está com visual todo renovado. Há 260 novas fotos, totalizando 575 imagens no tamanho de 1024 x 768 pixels.

"Procurei mostrar mais paisagens do Rio de Janeiro, coisas e lugares que muitas vezes até mesmo os cariocas desconhecem, visitando praias, lagos, lagoas, enseadas, baías, parques, jardins, florestas, trilhas e fortes.

Uma novidade é que as fotos foram dispostas em galerias separadas por assuntos, fazendo com que os visitantes percam menos tempo tentando localizar o que desejam. Também há um novo recurso de slideshow para quem tem preguiça de ficar clicando com o mouse para mudar de imagem. E além disso, todas as fotos estão acompanhadas de comentários que explicam detalhes dos lugares mostrados, para não deixar dúvida sobre o que está sendo visto.

Tenho trabalhado para que o site seja uma referência para as pessoas que desejam mostrar sua cidade a amigos de fora, ou mesmo para aquelas pessoas que pensam em vir ao Rio e estejam curiosas em ter uma visão prévia."
- explica Zerrenner.

É raro encontrar quem compartilhe seu trabalho da maneira como Ricardo o faz. As fotos podem ser baixadas e utilizadas facilmente, conforme ele explica no site.

"No ano de 2000 fui morar em Niterói e descobri uma face do Rio pela qual me apaixonei, era o Rio visto de Niterói! Passei então a fotografar com mais vontade, enviando fotos por email para os amigos cariocas, e nesse mesmo ano decidi fazer um site onde esses amigos pudessem baixar as fotos quando bem entendessem, sem depender de meus emails."

O endereço é:
http://www.zerrenner.fot.br/

Postado por Timoneiro

----------ooooooooo----------


Continuando a minha navegada pelo Google, encontrei outro site amarrado com o nome Zerrenner, desta feita chamado de Blog do Meirelles, onde visualizando o perfil de seu titular, constatamos que seu nome completo é José Meirelles e que ele é Coronel do Exército aposentado, mineiro de Conselheiro Lafaiete, morador em Cuiabá/MT, com respeitados 85 anos de idade que em nada conseguem afastá-lo de seus sonhos e muitas alegrias, parecendo o jovem que um dia – Vejam como o mundo é pequeno! - bebeu a água da nossa Resende, onde ele foi instrutor da AMAN – Academia Militar das Agulhas Negras.

Futucando com carinho o seu site – todos já devem saber que sou um futucador muito aplicado, talqualmente os arqueólogos – encontrei uma belíssima mensagem editada também no formato power point em janeiro pp, onde aquela imagem do Cristo Redentor da minha postagem de ontem se insere entre várias sobre o mesmo tema, numa seqüência de deixar a gente de queixo caído, tal a beleza das fotos do Zerrener, todas, e cada uma acompanhada de um pensamento de Madre Tereza de Calcutá e, como se não bastasse, uma música clássica de Beethoven, a Sonata ao Luar. Parece sublime demais para ser verdade. Está lá, porém, e tenho certeza de que ao acessá-la, todos ficarão maravilhados.

- I bibida prus músicus, pros cariocas Ricardo Zerrener e Paulo Timoneiro, e pro nosso querido mineiro José Meirelles, esperando que um dia ele venha nos visitar e beber da mesma água que ele bebeu um dia por aqui e de cuja cidade, acreditamos, ele jamais se esqueceu!

2 comentários:

Anônimo disse...

Norival, são belíssimas fotos do Rio. Algumas feitas por ângulos não comuns e que nos trazem o outro lado da maravilhosa visão dessa cidade ímpar, abençoada pela natureza. Gostei demais, colhi algumas, fiz até wallpaper da que mais gostei. Bela dica.

Norival R. Duarte disse...

Caro Ety:

O que muito me admira em certas pessoas é o despreendimento por algo que fazem com muito amor, dividindo a sua obra, a sua arte, com todos os que se sintonizam com elas. É o caso do Ricardo Zerremmer.

Terá um lugar no céu!

Abraços, Norival.