segunda-feira, 10 de março de 2008

Ronda no Manejo, Domingo, 09.03.2008

Gosto muito do meu bairro, o Manejo! Nasci por aqui, corri meio mundo e voltei pr'aqui. Por isso, vou divulgá-lo à exaustão no meu blog, em posts misturados com outros estranhos a essa linha de objetividade, porém de minha preferência pessoal.
.
São 64 anos de uma paixão correspondida por ele, só superada pelo amor à minha família e à amizade dos meus amigos. Vou divulgar seus eventos cívicos e religiosos, de todas as religiões e seitas, suas festas, suas necessidades, seus arroubos de crescimento e suas mazelas, seu comércio e seus serviços. E, principalmente, sua gente!
.
Inicio com as minhas rondas por um domingo, mas poderá ser objeto de matéria neste blog em qualquer dia. Basta ser necessário, não importando as minhas preferências, e declaro:
.
- MEU BLOG É UM ESPAÇO ABERTO PARA QUALQUER CIDADÃO, DE TODA RESENDE E REGIÃO, PARA DIVULGAÇÃO DO QUE INTERESSA À TODA A COMUNIDADE.
.
Inicio com uma ronda por um pedacinho da Av. Cel Mendes, no último domingo, entre 12:00 e 13:00 horas. Tarde de sol, céu limpo, pouco movimento de carros em comparação com os outros dias da semana, super-mercados Avanço e Royal com movimento razoável de clientes, porém não tão numerosos como em outras ocasiões do mês. Sinal de que os salários já estão se acabando?
.
Passo primeiro pelo meu botequim predileto, o Bar e Snooker Manejo, onde quem estava no comando era o Mauro, um dos três irmãos que dirigem o bonde. Gente fina, natural de um grotão lá das bandas de Bulhões, já perfeitamente adaptado à vida numa graaande cidade.
.
Ambiente tranquilo (estou usando a nova ortografia), todos se servindo de um churrasquinho democrático de carnes de um boi que morreu de velhice no sítio dos irmãos motorneiros, bebendo suas cachacinhas e cervejinhas, sozinhos ou em grupos, papo rolando daqui e dali, nas mesas, no balcão, nas rodas de jogo - sinuquinha, tranca, porrinha e bicho. Enfim, um domingo como outro qualquer, em qualquer botequim, em qualquer lugar.

.
Sigo até o Restaurante Celeiro, comandado pela Dona Iza e seu filho Augusto (na foto aí do ladin), no dia de seu maior movimento, caracterizado pela presença predominante de famílias, cujos filhos menores têm um playground à sua disposição.
.
De segunda a sexta, o movimento é fortemente caracterizado pela presença de empresários e de executivos de empresas da região ou em negócios ou visitas a elas nas suas ativididades profissionais, como vendedores e promotores de vendas etc.
.
Sábado à noite, excepcionalmente, promove forrozões com cantores, duplas ou conjuntos da região, em eventos que chegam facilmente a contar com a presença de 1.000 apreciadores de uma boa música brasileira, sob cujo som dançam, cantam e se agitam conforme a empolgação do momento. Sábado passado foi a dupla Jô & Sérgio, de Barra Mansa, que tem toda a manha de se tornar conhecida nacionalmente. No próximo sábado, dia 15, promete-se a apresentação da dupla Fábio Satim e Luciana, de Lorena. Estaremos lá para conferir e depois discutir.
.
.
.
.
.
- I bibida prus músicus!

Nenhum comentário: