terça-feira, 18 de março de 2008

Mais regrinhas da língua portuguesa, 5 e 6

Não podia ser diferente! Isso sempre acontece comigo! Em outra matéria fui atropelado por outra cruel e atroz dúvida nas minhas diatribes portuguesas, não sabendo qual palavra empregar corretamente. Se “para mim” ou “para eu”.

Então, o papai aqui, muito do vivo (Mamãe pode confirmar isso!), muito do experrrto, recorreu às 100 regrinhas que ele colocou neste site, encontradas aqui, e que me esclareceram de pronto àquilo que seria um tormento enquanto durasse a minha ignorância sobre tal assombração. Aí estão elas, segurando os mesmos números da relação original:

5 - Para “mim” fazer. Mim não faz, porque não pode ser sujeito. Assim: Para eu fazer, para eu dizer, para eu trazer, para eu escrever e falar corretamente.

6 - Entre “eu” e você. Depois de preposição, usa-se mim ou ti: Entre mim e você. / Entre eles e ti.

- I bibida prus músicus!

Nenhum comentário: