sábado, 22 de março de 2008

A influência das bundas dos cavalos

EXATAMENTE...

Você sabia?

A bitola das ferrovias (distância entre os dois trilhos) nos Estados Unidos é de 4 pés e 8,5 polegadas. Por que esse número foi utilizado?
- Porque era esta a bitola das ferrovias inglesas e como as americanas foram construídas pelos ingleses, esta foi a medida utilizada.

Por que os ingleses usavam esta medida?
- Porque as empresas inglesas que construíam os vagões eram as mesmas que construíam as carroças antes das ferrovias e se utilizavam dos mesmos ferramentais das carroças.

Por que as medidas (4 pés e 8,5 polegadas) para as carroças?
- Porque a distância entre as rodas das carroças deveria servir para as estradas antigas da Europa, que tinham esta medida.

E por que tinham esta medida?
- Porque essas estradas foram abertas pelo antigo Império Romano quando de suas conquistas, e tinham as medidas baseadas nas antigas bigas romanas...

E por que as medidas das bigas foram definidas assim?
- Porque foram feitas para acomodar dois traseiros de cavalos!

E, finalmente... O ônibus espacial americano, o SpaceShuttle, utiliza dois tanques de combustível sólido (SRB - Solid Rocket Booster) que são fabricados pela Thiokol, em Utah. Os engenheiros que os projetaram queriam fazê-los mais largos, com diâmetros maiores, porém tinham a limitação dos túneis das ferrovias por onde eles seriam transportados, os quais tinham suas medidas baseadas na bitola da linha.

Conclusão: O exemplo mais avançado da engenharia mundial em design e tecnologia acaba sendo afetado pelo tamanho da bunda do cavalo da Roma antiga.

MORAL DA HISTÓRIA: Ainda que você trabalhe com alta tecnologia, pode ser que sua empresa tenha o caminho definido por bundões...

- Fonte: Um email do meu sobrinho Rafinha.

Nenhum comentário: