segunda-feira, 15 de setembro de 2008

A crise boliviana

Uma reportagem publicada na edição desta segunda-feira do jor- nal argentino La Nación com o título "Crise na Bolívia é chance de Brasil mostrar seu peso" afirma que “ela pode ser uma oportunidade para que o Brasil mostre seu peso na região”.

Segundo o jornal, há meio século, "desde que o presidente Juscelino Kubitschek lançou o lema de recuperar '50 anos em cinco', o Brasil atravessou sucessivas diversas crises políticas e econômicas que postergaram sua ascensão como uma nação de referência na América do Sul".

No entanto, o La Nación afirma que "há alguns anos, o Brasil parece preparado para assumir esse desafio".

"Os movimentos do Brasil nos últimos dias sobre a crise política boliviana foram reveladores para mostrar que o país aspira ser determinante no futuro da América do Sul", diz a reportagem.

O diário destaca a diferença na posição de Lula com relação ao presidente venezuelano Hugo Chávez, que reagiu à crise boliviana com um "discurso belicista".

Segundo o La Nación, Lula optou pelo diálogo e irá defender, na reunião de emergência da Unasul a ser realizada nesta segunda-feira, sua oposição à ameaça de intervenção militar estrangeira no país promovida por Chávez.

"Os presidentes da Venezuela e Brasil, que encabeçam dois modelos diferentes da esquerda governante na América do Sul, desejavam entrever estratégias díspares na hora de exibir sua influência na região", afirma o jornal.

De acordo com a reportagem, a crise pode servir para medir a influência do Brasil na região. "O conflito boliviano, que desatou uma crise regional com os Estados Unidos, pode ser um ensaio para sondar até que ponto o Brasil marca o passo da região, à margem de Washington".

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

A matéria acima, publicada no site da BBC Brasil, mostra que a diplomacia brasileira tem hoje uma rara oportunidade na reunião de emergência dos presidentes da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), que será realizada nesta segunda-feira na capital chilena para tratar da crise boliviana, de iniciar o reposicionamento do Brasil no seu lugar de direito e de respeito perante nossos parceiros do continente e do resto do mundo, deslocado que foi pelas fanfarronices da caricatura de presidente chavecão da Venezuela.

Dane-se o Ego Desmorales com a sua idéia de mudar a constituição da Bolívia, ao querer impingir um regime socialista que já foi enterrado por aqueles que tiveram o vislumbre da liberdade pelo mundo afora e a adotaram. Que o Lula saiba muito bem o que ele terá que fazer e dizer hoje em Santiago, instruído que deve estar sendo pelo Celso Amorim, e que este tenha estudado mais um pouco para ser o professor do seu chefe e não deixá-lo falando abobrinhas nem construindo metáforas sobre o Corinthians nessa ocasião.

Se hoje não for bem sucedido (ele, o Lula) nessa empreitada em Santiago, quando o Lula-1 estiver passando sobre a minha casa amanhã, numa rota por onde todos os aviões sobrevoam ainda bem baixinho e que é a de todos os aviões que levantam vôo do aeroporto de Resende, após a visita dele à fábrica da Volks aqui instalada, atingi-lo-ei (o Lula-1) com um pacote de cocôs que estou juntando desde ontem.

- Para ler toda a matéria e outras correlatas, clique no link da
BBC Brasil.

- I bibida prus músicus!

2 comentários:

Ítalo de Paula Pinto disse...

O Brasil, sem dúvida alguma, encontra terreno propício para tal atitude. Resta saber ser ela de fato ocorrerá e quando se dará tal evento.

Grande Norival, adicionei seu link no meu blog através de um novo recurso do blogger. Agora, além do seu link, ele disponibiliza a sua última postagem. Depois dê uma conferida.

Forte abraço, conterrâneo!

Norival R. Duarte disse...

Salve, Ítalo! Obrigado pela visita!

Estive no seu blog e vi o tal do FeedBurner. É esse programa mesmo que você está recomendando?

Se for, por ora vou apenas anotar e mais tarde – Quem sabe? – instalá-lo no meu blog também.

Antes de pensar em retribuir qualquer gentileza pra você, informo-o de que o seu blog está inserido no meu gadget intitulado “Fontes de onde bebo” há bastante tempo, de forma que fica muito mais fácil acessá-lo, E faço-o com certa freqüência; apenas não deixo comentários, o que se traduz numa falha minha que corrigirei a partir de hoje.

Abraços! E volte sempre!

Seu amigo, Norival.