domingo, 21 de setembro de 2008

Se eu candidato for...

Se um dia resolver ser candidato a alguma coisa na área da polí-tica, adotarei lemas ou siglas como “Vou fazer isso!”, “Vou fazer aquilo!”, da mesma forma que grande porção de candidatos das atuais eleições está fazendo. Serei, no entanto, mais objetivo, mais abrangente, talqualmente uma maionese que lambuza todos os pedacinhos de batata e de cenoura, e, para isso, adotarei para identificação de meus projetos do “vou fazer” diversas siglas de fácil aprendizado e memorização, muito úteis para sugestionar e levar o eleitor a clicar o meu número na sua urna na hora do vamu vê. Elas, seguramente, atingirão eleitores de todos os segmentos da sociedade, os incluídos, os excluídos, e os que estão fazendo exame de consciência para saber em qual categoria se encaixam. Eis algumas delas:

- Para a saúde: SIM – Saúde Integrada do Município*
- Para a segurança: PAU - Policiamento Armado Unificado
- Para a educação: SEI - Sistema Educacional Integrado
- Para a saúde: BOM - Base de Orientação Médica
- Para o transporte: VAI - Via Automobilística Integrada
- Para a cultura: OIA - Operação Integrada de Aculturação
- Para as finanças: PILA - Programa de Índices Licitatórios e Arrecadação
- Para a criança: BILU - Base Intermunicipal de Lazer Unificado
- Para a mãe: FALA - Fundo de Apoio à Lactante
- Para o trânsito: PARO - Plano Alternativo de Redimensionamento Operacional
- Para o meio-ambiente: PUM - Projeto de Unificação das Matas
- Para o eleitor: COCO - Conte comigo**

Exceptuando-se as siglas SIM e COCO, marcadas com asteriscos, todas as outras são crias do meu amigo Jayme Serva, titular do blog
Dito assim parece à toa, na matéria dele postada em 23.8 pp – escrita num momento seu de rara inspiração e que o destaca entre tantos os que se aventuram a construir idéias inovadoras para candidatos que não têm capacidade de criar o que ele criou com tanta sabedoria.

A sigla marcada com um asterisco é cria do Geraldo Alkmin, “candidato-replay” (expressão do Jayme) a prefeito de São Paulo, que, durante o “horário eleitoral, sacou do bolso do colete uma daquelas cartas de campanha já amarfanhadas, de tão usadas: uma sigla. "Vou criar o SIM, Saúde Integrada do Município". A partir daí, o meu blogueiro querido construiu as outras siglas seguintes, até aquela da PUM.

Depois da PUM, a última sigla, “COCO – Conte Comigo” é cria minha e não deve ser confundida com “vou jogar cocô noceis”, mas sim, com “Conte comigo para fiscalizar as contas do prefeito”, ou outra já bastante usada e que é a tal de “Conte comigo na câmara para resolver todos os pobremas (já ouvi uns dois ou três candidatos falarem assim) do seu bairro (ou da nossa cidade).

E assim, vamos levando, ou melhor ouvindo. A bem da verdade, esses programas eleitorais são muito melhores do que os do BBB, porque são divertidos e servem para desopilar o fígado de tanta risada a que somos levados.

- I bibida prus músicus!

Nenhum comentário: