domingo, 7 de setembro de 2008

Boeing 797 e outras avionices

Acima e abaixo: visões artísticas do 797
.
.
.
Comenta-se muito na Internet que a Boeing está preparando um jato para 1000 passageiros e que poderá ser o novo modelo de avião para as companhias aéreas para os próximos 100 anos. A combinação radical do projeto da asa foi desenvolvida pela Boeing em parceria com a NASA. O enorme avião terá uma extensão da asa de 265 pés (80,77 m), comparados aos 211 pés (64,31 m) do 747 (antigo projeto da Boeing) e é projetado para se alojar dentro dos terminais recentemente criados para receber o Airbus A380, que tem 555 assentos e cujo tamanho é de 262 pés (79,85 m).
.
O novo 797 é uma resposta direta ao Airbus A380. A Boeing decidiu enterrar seu super projeto do 747 em 2003, depois do pouco interesse mostrado pelas companhias aéreas, mas continuou a desenvolver o projeto final do 797, por vários anos, em seu centro de pesquisas em Long Beach, Califórnia.
.
O Airbus A380 esteve nos trabalhos desde 1999 e acumulou 13 bilhões de dólares em custos de desenvolvimento, o que dá à Boeing uma enorme vantagem sobre a Airbus, que está comprometida com o velho modelo tubular de avião e que deverá ser usado por décadas.
.
Há diversas grandes vantagens no projeto da asa do novo 797, sendo o principal a espantosa redução do esforço para a decolagem, que deve ser de 50%, com a redução do peso total em 25%, fazendo com que seja mais eficiente em estimados 33% em relação ao A380, fazendo a Airbus tremer pensando no investimento de 13 bilhões de dólares, que já parece de retorno duvidoso.
.
A rigidez elevada do corpo é um outro fator chave do avião, combinado ao projeto da asa, pois reduz a turbulência e cria menos 'stress' ao corpo do mesmo, o que aumenta a sua eficiência, dando aos 797 uns tremendos 8800 milhas náuticas, com seus 1000 passageiros, que voam confortavelmente em 0,88 mach (velocidade do som ), ou 654 milhas por hora (+ - 1.046 km/hora), uma enorme vantagem sobre o projeto do A380 da Airbus, (tubo-e-asa ), que voa a 570 mph (+ - 912 Km/h).
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
.
Após uma longa pesquisa na Internet, consegui obter as seguintes informações adicionais:
.
- Fala-se que a entrada em operação desses mamutes aéreos não se dará antes de 15 a 30 anos;
.
- Fala-se, inclusive, que é tudo papo furado, fruto de algum webdesigner aloprado.
.
E já que estou falando em um projeto que talvez não exista, ou impossível de ser realizado ou construído, ou, ainda, economicamente inviável, aproveito e publico algumas bizarrices aviônicas que capturei nas minhas andanças internéticas quando caçava informações para a notícia que encabeça este post.
.
Airbus A390 – Tem o perfil das carás que eu pescava no Rio Paraíba. Nele, deve caber umas 4.000 pessoas.


Este outro A390 deve ter sido inspirado no já existente cargueiro da Airbus, o Beluga.
.
E o próximo projeto da Boeing é o 777-1000, uma versão mais comprida do 777. Mas em que aeroporto ele caberia? No de Resende não dá!
.
Airbus-Kids - Num futuro não muito próximo teremos aviões específicos para excursões infantis. Quem não gostaria de ir pra Disney num desses aí? Tem até tobogã interno!

.
.
- I bibida prus músicus!

9 comentários:

TonhãoDaCalabresa disse...

PÔ VEII.. DIMAIS.. o melhor foi o final, com esse inimagináveis bagulhoss.. sei lh q q eh isso ai, esse patoo.. auhuhahau mas entao.. eu to querendo m aprofunda nesse assunto de aviação e talss sabe.. dai, eu queria sabe.. quando eu coloco no google >> 797 << aparecem duas imagens diferentes! aparece um boieng igual ao A380 e outro q parece uma asa delta, q eh o q vc coloko no começo desse post.. qual eh o verdadeiro? alias.. a boeing vai fazê-lo mesmo? Pke eu li em um site confiável q ela esta projetando o SONIC CRUISER (pesquise sobre ele, moh loko) e ela nao projetaria dois aviões as mesmo tempo.. obrigado pela atenção, teh +...

Anônimo disse...

Hi,

Thanks for sharing the link - but unfortunately it seems to be down? Does anybody here at norrivalduarte.blogspot.com have a mirror or another source?


Cheers,
John

Anônimo disse...

Greetings,

This is a message for the webmaster/admin here at norrivalduarte.blogspot.com.

Can I use some of the information from your post above if I provide a link back to this site?

Thanks,
Charlie

Norival R. Duarte disse...

Hello, Charlie!

Use my posts at will. If you post my blog, I own myself satisfied.

All the best to you!

Norival.

- Excuse my English!

Norival R. Duarte disse...

Não sei qual o verdadeiro Boing a que você se refedre, Tonhão da Calabresa.

Em todo caso, obrigado pela visita ao meu blog, pelo comentário deixado nele e desculpa-me pelo grande atraso em responder-lhe..

Volte sempre!

Grande abraço.

Anônimo disse...

Hello,

Thanks for sharing this link - but unfortunately it seems to be down? Does anybody here at norrivalduarte.blogspot.com have a mirror or another source?


Thanks,
Jack

Norival R. Duarte disse...

Salve Anônimo de 02.03.11!

Infelizmente, não consegui entender o seu comentario, mesmo com a ajuda do tradutor do Google.

Em todo caso, obrigado pela visita ao meu blog e volte sempre.

Grande abraço.l

Anônimo disse...

Hello,

This is a inquiry for the webmaster/admin here at norrivalduarte.blogspot.com.

May I use some of the information from your blog post right above if I give a backlink back to your site?

Thanks,
Oliver

Norival R. Duarte disse...

Hello, Olivier!

Use my posts at will. If you post my blog, I own myself satisfied.

All the best to you!

Norival.

- Excuse my English!