domingo, 7 de setembro de 2008

Medalhas de ouro se ganha é na escola

- Minha irmã Ana Izabel, que mora em Salvador, me mandou este artigo que ela recebeu de um amigo seu. Achei-o muito oportuno, quando todos nos digladiamos a respeito dos resultados que nossos atletas obtiveram nas Olimpíadas de Pequim. Publico-o, para que meus amigos tomem conhecimento das práticas que determinam a escolha de colhedores de louros nos Estados Unidos da América.
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

Medalhas de ouro se ganha na escola

Por: Arsênio Meneses

Moro nos Estados Unidos há 16 anos, onde meus filhos estudaram em todos os níveis, do primeiro grau à faculdade. O que me impressionou aqui foi a estrutura de esportes que existe, desde a chamada 'middle-school' (da sexta à oitava série). Isso em todas as escolas do pais. E a estrutura de esporte continua forte no 'College', que é a Faculdade/Universidade americana.

Todos os atletas americanos vêm dessa estrutura. Um exemplo: rigorosamente todas as escolas básicas oferecem equipamentos de ginástica artística. Já nas 'middle-schools', comecam a ficar mais forte as instalações de natação e esportes coletivos.

Na 'high-school' (alunos entre 15 e 18 anos) é forte o incentivo ao atletismo e esportes como tênis, golfe e esgrima; e ficam ainda mais fortes os coletivos, como basquete, vôlei, futebol americano, basebol e futebol.

Tudo isso de graça. Todos os alunos, independente se praticam esporte ou não, têm transporte, livros, alimentação (se precisar), seguro de acidentes etc. Tudo, tudo de graça. No Brasil, nem a escola mais nobre, mais cara, mais de elite, oferece nada parecido. Nem pagando.

Num país com 350 milhões de habitantes, e um PIB de mais de US$ 15 trilhões, todos os anos dezenas de milhões de jovens são expostos a todos os tipos de esportes. Nos EUA, educação obrigatória e oportunidades para praticar esportes são prioridades número um dos governos.

Os milhares de excelentes atletas que existem nos Estados Unidos surgem dessa estrutura. Para alguns esportes (o futebol é um deles) existem os chamados ODP (Olimpic Development Program), que começam a selecionar aqueles atletas que se destacam nas 'high-schools', e preparam uma massa imensa de atletas de alto nível.

Nas Universidades, a estrutura para o aprimoramento da prática de esportes em alto nível é ainda mais poderosa, e serve como grande fator de motivação para jovens atletas seguirem carreia profissionalmente. Todas as Universidades do país oferecem bolsas de estudo para atletas de bom nível. E isso para todas as modalidades de esporte, de golfe até futebol, com clara ênfase em basquete, futebol americano, basebol, tênis, atletismo e vôlei.

Existem ligas de competições em todos os níveis escolares: 'middle-school', 'high-school' e Universidades, em todos os estados do país. E em muitos esportes, só o nível de 'high-school' já é altíssimo. No basquete, há atletas que vão direto da 'high-school' para a NBA, embora isso não seja comum. A grande maioria vai para a Universidade, e de lá para a NBA, NFL etc.

E no Brasil? No Brasil a estrutura de esportes em escolas e Universidades - públicas e particulares - é muito precária. Não sei como está hoje, mas me lembro dos meus tempos na PUC do Rio, uma Universidade de elite, onde a estrutura de esporte era apenas um ginásio caindo aos pedaços. Não havia piscina e nenhuma estrutura para nenhum outro esporte (N.d.R.: Hoje, apesar de contar com um ginásio mais novo, a PUC continua sem piscina e não tem qualquer programa mais sério de incentivo a formação de atletas, assim como a maioria das universidades brasileiras).

Os Estados Unidos fizeram uma opção clara pela educação. E junto à educação, investem em esportes para os jovens. Atletas de alto nível surgem dessa dobradinha.

No Brasil, precisamos de mais investimentos em escolas de todos os níveis. E aí oferecer oportunidades de prática de esporte para nossas crianças e jovens. O governo deveria proporcionar estrutura de esportes de alto nível nas Universidades públicas, e exigir das particulares que ofereçam também uma estrutura de bom nível.

_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

- I bibida prus músicus!

Nenhum comentário: