terça-feira, 9 de setembro de 2008

Você

As pessoas gramaticais são três: 1ª - quem fala (eu, nós), 2ª - com quem se fala (tu, vós) e 3ª - de quem se fala (ele, eles). Assim, VOCÊ é um pronome de 2ª pessoa (com quem se fala, tal como “tu”), mas o verbo fica na 3ª pessoa. Por quê?

Era uma vez uma época em que não existiam pronomes de tratamento (Vossa Senhoria, Vossa Majestade...). Quando alguém perguntava a um rei “Como vai vossa majestade?”, o sentido era literal. Quer dizer, perguntava como ia a soberania do monarca, que poderia, então, responder “Minha majestade vai muito bem e digna de todo respeito, mas eu estou cansado da minha majestade”.

Épocas se passaram, e expressões como vossa majestade, vossa excelência, vossa senhoria foram agraciadas com iniciais maiúsculas e viraram pronomes de tratamento, sinônimos respeitosos de “tu”.

Foi o que também aconteceu com Vossa Mercê, que originariamente tinha o sentido literal de vossa vontade, vosso arbítrio.

Vossa Mercê passou pelas formas intermediárias VOSSEMECÊ e VOSMECÊ e chegou até VOCÊ, que é o resultado da sobrevivência das sílabas tônicas de VOSsa MerCÊ.

Por isso, VOCÊ é um pronome de 2ª pessoa (tal como “tu”), mas seu verbo fica na 3ª pessoa, já que, originalmente, na sua acepção literal, vossa mercê (vossa vontade) equivale a “ela”, pronome de 3ª pessoa.
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
.
Este é o autor desta aula: Reinaldo Pimenta. Professor, ator e autor dos livros "Português Urgente", "A Casa da Mãe Joana" e "A Casa da Mãe Joana 2"

Quer saber mais? - Vá até à
Casa da Mãe Joana
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

- I bibida prus músicus!

Nenhum comentário: