segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

A ovelha e a Pagero

Um pastor de ovelhas, avançado na idade, pastoreava tranqüilamente o seu rebanho, quando surgiu pela inóspita estrada uma Pajero 4 x 4, todinha equipada.

Parou na frente do velhinho e dela desceu um cara de não mais que 30 anos, terno preto, camisa branca Hugo Boss, gravata italiana, sapatos moderníssimos bicolores, que foi logo dizendo:

- Senhor, se eu adivinhar quantas ovelhas o senhor tem, o senhor me dá uma?

O velhinho coçou uma das orelhas, recoçou, e disse finalmente:

- Sim! Mais tem um pobrema, u sinhô sabe cumu é, ua mão alisa a otra...

- Qual é o problema, meu senhor? - Indaga o cara.

- É u siguinti: si u sinhô num acertá, u sinhô mi dá a Pageru. Tá fechadu?

- Tá fechado! – Confirma o cara.

Então ele volta pra Pajero, pega um notebook, se conecta via celular à internet, baixa uma base de dados, entra no site da NASA, identifica a área do rebanho por satélite, calcula a média histórica do tamanho de uma ovelha, baixa uma tabela do Excel com execução de macros personalizados, e, depois de treze minutos, diz ao velhinho:

- O senhor tem 3.371 ovelhas, das quais 47 podem estar prenhas.

O velhinho arregalou os olhos, voltou a dar uma coçada na orelha e admitiu que sim, que o cara estava certo, e, como havia prometido, ele poderia levar a ovelha.

O cara pegou o bicho e o carregou pra sua Pajero.

Antes que partisse, o velho perguntou:

- Mi adiscurpi, sinhô, mas si eu adivinhá a sua profissão, u sinhô me adevorvi a oveia i mi dá a sua Pageru?

Duvidando que acertasse, o cara concorda.

- U sinhô é adevogado! - Diz o velhinho, com toda segurança.

- Incrível! Como adivinhou?

- Pur quatru razões muitu simplis: primêru, pela frescura; sigundu, veiu sem que eu u chamassi; tercêru, mi cobrô pra dizê arguma coisa queu já sabia; i quartu, nota-se qui num entendi merda ninhuma du qui tá falanu: devorva já u meu cachorru i mi dá a sua Pajeru, qui chegô im muitu boa hora!

- - - - - - - - - - - - - - - -

- Piada contada pela amiga Neide Borges durante uma rodada de caldinho de fubá com cebola e alho aqui em casa (onde fartura é palavra desconhecida). Quando terminou de contá-la, todos se engasgaram, iscrusivi a Neide.

- Prepare mais piadas, Neide! Pra próxima rodada, teremos um caldinho bem leve de mocotó com batata doce. Ou você prefere mocotó com repolho roxo?

- Lasquei “adevogado” no meio da história numa singela e saudosa lembrança dos meus amigos paulistanos e paulistas.

- I bibida prus músicus!

4 comentários:

valter ferraz disse...

Norival,
tá pensano qui caipira é tudu bobo, é?
Bom, passei aqui para testar a caixa de comentários. A gente estava com problemas(talvez ainda estejamos) pelo internet explorer (aquele sisteminha de m* que o bilgueites inventou e empurrou nossa goela abaixo) o pc travava toda vez que abria o box. E aí já viu o transtorno, né? Era rádio prum lado, o Valtão correndo feito doido prá segurar a rádia no ar, coisa de louco.
Bom, parece que pelo google chrome, vai.
De toda forma, peço pro amigo dar uma verificada, pois sempre que abrimos o teu blog, aparece um daqueles sites safados que se engancham por detrás, sabe tipo o mercado livre que fica grudado? Pois é, ele que faz travar, esse mardito.
Abraço forte

ps:cuidado com os adevogados. Se for paulista, então, pior ainda.

Norival R. Duarte disse...

Negóss siguinte, Valter: retirei, infelizmente, dois gadgets da minha sidebar, após ter tomado conhecimento da sua observação sobre a demora na abertura do meu blog. Foram eles o da PIER FM e o dos BLOGUES QUE ACOMPANHO.

Fi-lo pelo seguiente: ellos fueram colocados mui recentemiente por mi e siempre que yo coloco essas puerras de gadgets da BLOGGER, ellos tienem provocado ciertas demoras para la abertura de mio blog, porque se passa lo seguiente: antes de abrir completamiente el mio blog, mia provedora, la iG, hace uma extensa varredura em toda a la Internet, à cata de los blogs que yo acompanho. Entonces, ella copia lo que existe de novidad e las passa para mi blog.

Vamos a ver se merrorou ahora (Atencion: merrorrou viene de merrorar, que em português se dice melhorar, porra!). Te pido para que haces uno texte e después me informes.

Salutos, Norival.

Norival R. Duarte disse...

Valter:

Consegui descobrir o porquê da demora da abertura do meu blog: é que ele estava regulado para exibir até 400 postagens na primeira página. Agora, está regulado para apenas 20.

Prá chegar até aqui, você já deve ter verificado esta cristalina verdade.

Gostou, ô mamanguabense importado de Capão Redondo?

Obrigado pelo alerta! Cê parece que até já foi escoteiro!

Grande abraço.

valter ferraz disse...

Norival,
esse blogger deixa a gente maluco de reiva mesmo. Mas vejo que o amigo é persistente e matou a cobra e mostrou o pau(ops!).
Vamu que vamu.
Forte abraço