quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Gordura Hidrogenada (Gordura Trans)

Desconfie dos alimentos sequinhos. Aqueles que são fritos, mas não ficam oleosos. A receita desse “milagre” se chama gordura hidrogenada e, ao contrário do que pensa a maioria, faz muito mal à saúde.

Estudos recentes mostram que esse tipo de gordura é pior do que a saturada – de origem animal – do ponto de vista cardiovascular. A causa: ela “plastifica” os vasos, levando a infartos e derrames. Quem garante é a endocrinologista Rosina Erthal Vilella, que pesquisa o assunto há anos e explica o mal que faz essa gordura, também chama de “Trans”.

O problema, segunda ela, é que os alimentos hidrogenados não se resumem a frituras. Biscoitos, sorvetes, chocolates, macarrões de preparo rápido, chips e temperos prontos, só para citar alguns exemplos, fazem parte da grande lista.

E o preocupante, de acordo com a Dra. Rosina, é justamente a variedade de alimentos que levam esse tipo de gordura, porque eles acabam sendo ingeridos por todos - crianças, jovens, adultos e idosos.

“As pessoas estão sendo enganadas. Acreditam que estão comendo algo que faz bem, ou não faz tão mal para a saúde. E, na verdade, é justamente o oposto”, diz ela.

A gordura hidrogenada é uma gordura vegetal que foi criada pela indústria para ser uma alternativa à gordura saturada, a do bacon, da lingüiça, da picanha, etc. Mas como não existe gordura no mundo vegetal, somente óleos, foi criado, então, um processo de transformação desses óleos vegetais em gordura sólida.

Aí começa o problema. Os óleos são colocados em uma câmara com gás hidrogênio – daí o nome de hidrogenada -, com alta pressão e alta temperatura e o resultado não seria bem visto – e muito menos comido – por ninguém.

Os óleos se transformam em uma pasta preta, com mau cheiro, que precisa ser alvejada para ficar sem cor e desodorizada para ficar sem cheiro.

“Ela deixa tudo crocante porque solidifica nos alimentos após a fritura, formando uma casquinha. Isso acontece também nos vasos, que ficam impedidos de se dilatar”, esclarece a endocrinologista.

Por isso, de acordo com a médica, está se tornando comum esportistas jovens sofrerem parada cardíaca durante a prática de qualquer esporte. “Durante a atividade física, o fluxo sangüíneo aumenta, mas o vaso não dilata para a passagem do sangue. É quando ocorre o infarto”.

Saiba mais

Alguns alimentos que contêm gordura hidrogenada:

- Biscoitos: praticamente todos, principalmente os recheados e os wafers;
- Chips;
- Batatas-fritas: tanto as de pacote quanto as de fast-foods;
- Tortas e bolos: prontos e semi-prontos (ficam bem fofos);
- Pães: principalmente os de massa doce;
- Sorvetes: a grande maioria, até mesmo os lights, sendo o sorve-


te hidrogenado mais espumoso;
- Chocolates: cuidado com os do tipo diet – são os piores;
- Leites: os achocolatados prontos;
- Margarinas: quanto mais dura, pior;
- Fast-foods: usam essa gordura para todas as frituras porque ficam crocantes;
- Requeijões: os que são muito cremosos;
- Pipocas de microondas;
- Temperos prontos: em tabletes ou em pó.

Fatos

Em 26 de julho de 2004 o assunto é discutido no primeiro mundo.

As conseqüências do consumo desenfreado de gordura hidrogenada são pouco divulgadas no Brasil. O mesmo, porém, não tem ocorrido nos países desenvolvidos.

Em 1994, epidemiologistas da Universidade de Harvard atribuíram ao consumo da gordura hidrogenada até 100.000 mortes prematuras por ano nos Estados Unidos.

Desde essa época, solicitou-se ao Foods and Drugs Administration (FDA) – órgão regulador de alimentos e medicamentos dos EUA – alterações nos rótulos nutricionais que informassem aos consumidores o quanto de gordura Trans continha cada alimento. Nada foi feito!

Cientistas relacionaram o consumo dessa gordura vegetal a doenças metabólicas, ou à chamada Síndrome Metabólica – aumento da cintura abdominal, diabetes tipo 2, alterações dos lipídeos sangüíneos, hipertensão arterial e esteatose hepática (fígado gorduroso).

Origem

A descrição dessa síndrome – inicialmente chamada de Quarteto da Morte, em 1984 – coincide com o início do uso maciço dos hidrogenados pela indústria alimentícia americana.

O epidemiologista-chefe da escola de Medicina de Harvard, Walter Willet, diz no site http://www.transfreeamerica.org/ que a introdução dos hidrogenados na alimentação foi o maior desastre da história alimentícia nos EUA. Resultou numa epidemia de obesidade e demais doenças.

Em 2001 foi divulgado um estudo – feito com 84.000 enfermeiras, durante 14 anos – no qual ficou confirmado que a principal gordura relacionada ao diabetes e ao aumento do colesterol e triglicerídeos era a hidrogenada.

No ano seguinte, cientistas americanos pediram um novo estudo. Queriam que ficasse claro o quanto de gordura hidrogenada uma pessoa poderia consumir por dia, sem prejudicar sua saúde. O resultado foi surpreendente: ZERO. Há relatos também da associação de hidrogenados com vários tipos de câncer.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Então, ficamos assim: nada de comer alimentos que contenham gorduras Trans que, além de aumentar a taxa do colesterol bandido, o tal do LDL (low density lipoprotein), plastifica nossos vasos sangüíneos. Acho que devem ficar parecidos com os tubos de PVC utilizados nas tubulações de água, sendo, porém mais flexíveis.

Rotineiramente, em minha casa, só adquirimos produtos isentos dessa praga de gordura e alguns exemplos são citados na matéria acima, muitos dos quais ostentam em suas embalagens o aviso de “Isento de gorduras Trans”, “0% de gorduras Trans”, e por aí vai.

Mas, dá para acreditar que esses avisos são verdadeiros? Quem, independente da empresa que fabrica o produto, controla a qualidade dos seus produtos?

O SIF (Serviço de Inspeção Federal) ou outro órgão regulador do governo federal?

Se os agentes fiscalizadores de tais órgãos atuam e agem ainda como antes da explosão do escândalo do leite adulterado com água oxigenada ou soda cáustica, ocorrido em outubro do ano passado, deixando milhares de consumidores sendo enganados e envenenados de forma metódica, mesquinha e gananciosa, acredito piamente que estamos todos navegando num grande barco furado, sem remos, sem velas e com os braços quebrados, à mercê da sanha de homens de caráter igual ou pior do que aqueles envolvidos naquela que foi a grande falcatrua branca, digo, leitosa.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

- E sendo que o quê que (Adoro esse monte de quês!) se me apresentava como incômodo foi apresentado, bibida prus músicus!

- A matéria principal deste post foi enviada por email pela Delza de Andrade, uma grande amiga da minha esposa.


.

- I bibida prus músicus!

.


Update em 05.Dez.2008 - Justiça seja feita: A mesma matéria me foi enviada em 16.11.2006 por outra amiga, a Francine Grossi.

2 comentários:

Anônimo disse...

NORIVAL,

nada adianta cuidar "das gorduras" se não se CUIDAR! Bem que te avisei!!! No Varal de terça saiu seu RETRATINHO do PERFIL, Pronto HOJE já te acharam no VÍTIMA DA QUINTA!

rsrsrs

Forte abraço

Norival R. Duarte disse...

Caro Eduardo:

Vi o meu retratim no mesmo dia em que saiu postado no seu blog, porém só hoje encontrei um tempinho para colocar um comentário. Já está lá!

Quanto à minha caricatura feita por você... Pô, cara! Ficou legal pra chuchu! Mas só vou deixar um recadim lá depois que você abrir o jogo com todo mundo.

Grande abraço.