sexta-feira, 29 de maio de 2009

Dia 29: Dia do Nhoque


Mais uma data pros adeptos de comemorações, principalmente pros descendentes de italianos (Aê, pessoal do Brás! A prefeitura já deu uma caprichada pela aí? Isso era feio pra disgrama quando morei em Sunpaulo!).

Considero esse negócio de estipular um dia pra certas coisas uma coisa (Hê-hêêêê!) da mó frescura. E cadê o dia do bife de fígado, da coxinha de galinha, do chuchu, da omelete, do mocotó e do etc e tal?

- Regozijai-vos, comedores de nhoque! Comei bastante, seja de mandioca, batata, inhame ou de farinha de cevada integral; seja com molho de carne de frango, de boi, de peixe ou de lula. Não vos esqueçais do molho de tomate e da Coca-Cola!

Vô mais é tampar numa big e suculenta feijoada, acompanhada daquela couvinha mineira refogadinha. Im antis, uma. Uma não: duas! Isso mesmo, duas doses daquela marvada de São João Del Rey.

Não sem antes terminar esta postagem, inserindo uma matéria que copiei nos meus primórdios de cutucador da Internet. Lá vai:

- - - - - - - - - - - - - -

GNOCCO (NHOQUE) DA SORTE

A LENDA

Segundo uma antiga lenda italiana, comer nhoques no dia 29 de todo mês dá sorte, sendo essa lenda oriunda da seguinte história:

Há muito tempo, nos arredores de Roma, um velho mendigo bateu à porta de uma casa humilde pedindo comida.

Os donos da casa convidaram-no para participar do almoço, juntamente com seus numerosos filhos, ocasião em que serviram nhoques, a única comida que tinham para comer. Eram doze à mesa, como os apóstolos.

O mendigo serviu-se de sete nhoques, saboreando-os frugalmente. Devido à insistência dos donos da casa para ele repetir, serviu-se de mais sete, deliciando-se com cada nhoque, porém sem proferir uma única palavra.

Após terminar, ainda silenciosamente, dirigiu-se à porta de saída. Foi quando voltou-se a todos e disse uma única frase: - Buona Fortuna! (Em português, Boa Sorte!).

O dono da casa foi trancar a porta e notou que a rua estava completamente vazia. O mendigo sumira como por encanto.

Logo após tirar a mesa, a dona da casa não pode conter as lágrimas de surpresa e de felicidade. Sob cada prato encontrou uma moeda de ouro. Era, então, dia 29.

O RITUAL

Todo dia 29 faça nhoques e coloque uma moeda debaixo do seu prato. Manifeste um desejo e confraternize com seus amigos e familiares. Conserve a moeda na carteira até o próximo dia 29.

MANDAMENTOS DO NHOQUE DA SORTE

1 - Fixe seus pensamentos em coisas positivas;

2 - Se possível, sente-se à mesa com amigos;

3 - Em cada mesa, o número de pessoas deve ser par;

4 - Ponha embaixo do seu prato uma moeda ou nota de qualquer valor;

5 - Escreva num bilhete seu maior desejo para este ano;

6 - Após comer o terceiro nhoque, mentalize seu desejo escrito no bilhete;

7 - Se repetir os nhoques, que eles sejam sempre múltiplos de 7;

8 - Se houver música ambiente, integre-se ao espírito da música;

9 - Ao comer os nhoques, não misture com outros alimentos;

10 - Após o almoço (ou jantar), guarde o dinheiro na sua carteira, para usá-lo de igual modo no próximo nhoque da sorte.

- - - - - - - - - - - - - -

- Fonte: Zini Brasil Produtos Alimentícios, reproduzido por PEDRINHAS NA WEB.

- I bibida prus músicus!

Nenhum comentário: