sábado, 7 de fevereiro de 2009

Viva! Novo site resendense, gente!

Este é o topo da homepage do novo site resendense denominado Resende Notícias, com endereço eletrônico em www.jornalexpress.com.br/fepele:
Ancorado no provedor JornalExpress, o site Resende Notícias parece, à primeira vista, ter nascido para resgatar um passado relativamente recente da nossa cidade, pelo que pude comprovar ao dar uma big e caprichada navegada nele. Mas se engana quem pensar que fica apenasmente nisso!

Constitui-se, em verdade, num repositório de crônicas surpreendentes, a maioria das quais escritas por Fernando Lemos, jornalista, seu comandante e criador, meu amigo desde nossa meninice e moleques que fomos no Bairro Lavapés, bairro daqui de Resende, que saca das suas lembranças fatos e passagens que ele presenciou, viveu ou deles tomou conhecimento, transformando-os em lindos textos, cuja leitura é uma cachoeira de recordações, agradáveis em sua maioria, alegres na mesma proporção, e tristes algumas, pelo desfecho de finais de vidas de certos personagens que um dia conviveram conosco.

Gostei imensamente das histórias de Resende e de todos os tipos que conhecemos e que ele inseriu até agora nas suas postagens. As descrições que ele faz das pessoas, dos lugares e dos logradouros nos seus devidos tempos - de 1950 para cá - são perfeitas, e posso e tenho autoridade para afirmar isso porque eu também fui personagem desse palco. Sendo dono de acurada percepção e capacidade de memorização, Fernando tem a facilidade que lhe possibilita trazer fatos e imagens antigos até o momento presente, mostrando-os a nós em textos majestosos, refinados e sem frescura, sem o oba-oba de querer bancar o erudito que não tem dicionários, sem o lerê-lerê do intelectual que só lê jornais de frases curtas, ou o ilá-ilá-riê, ô, ô, ô dos filósofos de barbearias. Seus textos são de fácil entendimento, sérios quando necessário, risíveis quando a momento o permite.

Não fica, porém, acorrentado apenas nesse passado de sua vida e de nossa cidade. Dono de um pensamento eclético, esmera-se, simultaneamente, da mesma forma apaixonada, em enaltecer valores vivos da nossa sociedade - abrangendo todo o seu espectro social - e que se transformaram em orgulho para todos os resendenses; denuncia descasos de nossas autoridades municipais e aponta falhas de suas administrações quando o assunto o incomoda; despe-se de pudores pessoais e intelectuais e reproduz com humilde grandeza criações de outras sumidades, o que só valoriza o seu caráter, não importando de quem ou de onde sejam ou provenham. Seu campo de visão vai muito além do horizonte que enxergamos daqui da Princesinha do Vale.

A aplaudir também no seu site está a apresentação de fotos antigas da cidade, pertencentes ao seu acervo pessoal, o que, juntos – textos e fotos – nos remetem a outra dimensão de nossas vidas, como se viajássemos numa hipotética máquina do tempo ou naquele DeLorean do filme De volta para o futuro.

Constitui-se, a partir de agora, em mais um endereço das “Fontes de onde bebo” - um gadget da minha sidebar - e, para provar isso, meu próximo post será um crônica publicada no seu site. Afinal, quando copio alguma coisa de outros blogueiros, isso não apenas acrescenta valor cultural ao meu blog, mas também enaltece os próprios, na medida em que colaboro para a divulgação de suas idéias e criações literárias.

Por ter gostado do site Resende Notícias, recomendo-o para a visita dos meus amigos, resendenses, ou não.

- I bibida prus músicus!

2 comentários:

Anônimo disse...

Como agradecer tamanha força?
Simples; Dizendo MUITO OBRIGADO!!!
E nada mais precisa ser dito.

Forte Abraço,
Fernando Lemos

Norival R. Duarte disse...

Fernando:

Amigo é para essas coisas. O que fiz, por você, fi-lo com a maior satisfação.

Grande abraço.