sábado, 14 de novembro de 2009

OFICIAL - Tudo sobre o Trem Bala


Recebi do meu sobrinho Rafael Coelho uma mensagem em PPS a qual apresenta todas as informações sobre a construção e a colocação em marcha dos TAVs – Trens de Alta Velocidade - que unirão Rio de Janeiro - São Paulo - Campinas e mais alguns locais e cidades considerados de importância para as suas inclusões no projeto.

É uma apresentação oficial dos órgãos competentes e abrange tudo o que concerne a um projeto de tal envergadura, como os estudos de parâmetros tarifários, tempos de viagem, receitas previstas, estudos de engenharia, demanda, viabilidade do projeto, projeções de custos (investimentos operacionais, modelagem financeira e da concessão, da licitação, da transferência de tecnologia para todos os sistemas (via permanente, material rodante, sistemas elétricos, de operação e de sinalização) e cronograma.

É interessante que tomemos conhecimento das informações contidas nessa mensagem, porque assim não ficaremos falando abobrinhas sem um mínimo de conhecimento de um evento de uma importância grandiosa que, seguramente, ainda nas obras, irá, de alguma forma, provocar profundas alterações no modo de viver daqueles que conviverão próximos às suas linhas ou que, na fase de funcionamento, farão uso desse meio extraordinariamente moderno de locomoção.

Para mais informações, consulte o site http://www.tavbrasil.gov.br/.

A mensagem que recebi faz parte de uma outra mensagem que achei no Google, elaborada com informações extras, acessível no site http://www.carlinhosalmeida.com.br/2009/2009_img/TAV-ANTT.pdf .

Lamentavelmente, a cidade de Resende saiu fora dos planos de ter uma estação para o trem bala, de acordo com a lógica dos hómi que fizeram os estudos de viabilização do projeto nos tempos atuais.


No ano de 2114, porém, Resende deverá contar com uma população em torno de 1.000.000 de habitantes, segundo um chute meu, e aí os cara terão uma dificuldade muito maior para construir a nossa estação. Meus netos e bisnetos é que verão, nessa ocasião, o angu com caroço, o feijão queimado e o arroz empapado que serão servidos pros responsáveis da construção da nossa estação!

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

- Brigado, Rafinha!

- I bibida prus músicus!

Nenhum comentário: