sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Cuidado com o macarrão instantâneo!

O macarrão instantâneo pode ser muito mais prejudicial à saúde do que se imaginava.

Quem tem preguiça, pouco tempo ou nenhuma prática na cozinha conhece bem a facilidade do macarrão instantâneo. Em três minutos, um prato de comida pronto e temperado, sujando apenas uma panela. O problema é que quem é adepto dessa comidinha também já deve ter ouvido falar que o produto faz mal, e uma pesquisa recente mostra que o macarrão pode ser muito mais prejudicial à saúde do que se imaginava.

A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Pro Teste) recentemente analisou dez marcas de macarrão instantâneo e chegou a uma conclusão assustadora: o tempero em pó de algumas marcas do produto contém mais sódio do que a quantidade indicada para o consumo em um dia inteiro.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o consumo diário de sal não deve ultrapassar 4 gramas, e o de sódio, 2 gramas. No famoso Miojo, o sódio compõe 16% do produto – 0,8 gramas em cada pacotinho de tempero – isso porque a marca foi a classificada com a menor quantidade de sódio. As marcas Qualitá e Piraquê têm 2,32 gramas de sódio no tempero, que tem 8 gramas no total. A substância é um fator de risco para doenças cardíacas e hipertensão, além de aumentar a pressão arterial.

Outros problemas

Produtos deste tipo abusam do glutamato monossódico, utilizado como realçador de sabor. O glutamato é conhecido como uma substância viciante e pode causar reações adversas no organismo, mas tem o seu uso liberado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Especialistas já observaram que o uso em excesso do glutamato pode causar enxaquecas, dores de cabeça, náusea, queimação no peito e sudorese, além de outras reações.

No macarrão da marca Maggi, a Pro Teste descobriu que o glutamato corresponde a quase 23% da formulação do produto. Além do excesso de sódio e glutamato monossódico na fórmula, o macarrão instantâneo tem quantidades enormes de gordura. O Nissin Lamen, por exemplo, tem 16 gramas de gordura em 85 gramas de alimento, quantidade correspondente a 29% da recomendação de consumo diário.

As marcas avaliadas pela Associação foram Adria, Carrefour, Great Value, Maggi, Nissin Lamen, Piraquê, Qualitá, Renata Express, Maggi Lamenitos e Nissin Turma da Mônica.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

- Fonte: Blog Hyperscience.com (link).

- I bibida prus músicus!

2 comentários:

Vivivamp disse...

Ah..mas que é bom demais isso é viu!!Amo de paixão..
Então eu to lascada..pq só como isso desde pequenininha..e ainda por cima coloco 2 temperos pra ficar forte meeesmooo!!não como arroz ,feijão nem nada dessas coisas!!
Mas uma coisa devo admitir..tenho quase todos os sintomas que foram falados ai!!Alem de gastrite..dizem que é nervosa sei la...mas agora q li vou pensar mais em mudar de dieta!!Embora vai ser dificil mesmoo!
Mas q vo pensar isso vou!
Bjinhus!

Norival R. Duarte disse...

Salve Vivivamp!

Li, não sei onde, que outro fã do miojo passou a comer macarrões de letrinhas e cabelos de anjo, porque cozinham bastante rápido também.

Eu comia miojo de vez em quando mas, agora, abandonei esse prazer pro resto da vida.

Obrigado pela visita e pelo comentário.

Apareça sempre!

Grande abraço.