segunda-feira, 2 de novembro de 2009

A Dieta do Engenheiro

Já que NINGUÉM segue a dieta da nutricionista, fiquem com a do Engenheiro!

Eu sempre repito que os engenheiros são objetivos e brilhantes e a dieta deles é simplesmente fantástica, baseada inteiramente nas leis da física. Leiam e tirem as conclusões por si próprios.

Pelas leis da termodinâmica, todos nós sabemos que uma caloria é a energia necessária para aquecer 1 g de água de 21,5° C para 22,5° C.

Não é necessário ser nenhum gênio para calcular que se o ser humano beber um copo de água gelada (200 ml ou 200 g), aproximadamente a 0° C, necessitará de 200 calorias para aquecer em 1° C essa água. Para haver o equilíbrio térmico com a temperatura corporal são necessárias então aproximadamente 7.400 calorias para que esses 200 g de água alcancem os 37° C da temperatura corporal (200 g X 37° C). E, para manter essa temperatura, o corpo usa a única fonte de energia disponível: a gordura corporal. Ou seja, ele precisa queimar gorduras para manter a temperatura corporal estável.

A termodinâmica não nos deixa mentir sobre esta dedução. Assim, se uma pessoa beber um copo grande de aproximadamente 400 ml, na temperatura de 0° C de cerveja, ela perde aproximadamente 14.800 calorias (400 g x 37° C). Agora, não vamos esquecer de descontar as calorias da cerveja, aproximadamente 800 calorias para 400 g.

Passando a régua, tem-se que uma pessoa perde aproximadamente 14.000 calorias com a ingestão de um copo de cerveja gelado. Obviamente quanto mais gelada for a cerveja, maior será a perda dessas calorias.

Como deve estar claro a todos, isso é muito mais efetivo do que, por exemplo, andar de bicicleta ou correr, nos quais são queimadas apenas 1.000 calorias por hora. Amigos, emagrecer é muito simples, basta beber cerveja bem gelada em grandes quantidades e deixarmos a termodinâmica cuidar do resto.

Saúde a todos!

Já pro boteco... Malhar!

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

- Fonte: De um email que recebi da amiga Célia Borges.

- I bibida prus músicus!

2 comentários:

Divina disse...

Adorei essa! Vou abrir uma latinha já... bem gelada!

Norival R. Duarte disse...

Falou, Divina!

Eu, de minha parte, já abri um monte.

Grande abraço.