sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Justiça chinesa x justiça brasileira

Então lá na China é assim: não tem colher de chá pra filho-da-puta nenhum e dois dos principais envolvidos no escândalo da contaminação do leite entre julho e agosto de 2008 foram executados, mortos, na última terça-feira, dia 24. Deve ter sido um tiro na nuca de cada um. O processo, desde a descoberta da falcatrua até a execução desses párias da humanidade, não durou dois anos. Por causa da ganância deles, seis crianças morreram, 300.000 ficaram doentes e o país perdeu milhões de dólares com a suspensão das exportações de produtos onde o leite do diabo entrava como ingrediente.

Os dois executados, Zhang Yujun e Geng Jinping, mostrados na foto abaixo, foram condenados à pena de morte por um Tribunal Popular de Shijiazhuang, capital de Hebei (Norte).



E no que deu aquele escândalo semelhante ocorrido no Brasil, cujo quadrilha foi desbaratada em Outubro de 2007 na operação da Polícia Federal denominada Ouro Branco, no esquema criminoso montado por duas cooperativas sediadas no Triângulo Mineiro, a CASMIL e a COOPERVALE (Cooperativa do Sudoeste Mineiro e Cooperativa dos Produtores de Leite do Vale do Rio Grande), que foram acusadas de adicionar produtos proibidos ao leite longa vida, o tal do leite UAT (Ultra Alta Temperatura, ou UHT), entre os quais grande quantidade de soda cáustica e água oxigenada?

Naquela ocasião, foram presos diretores e funcionários das empresas, INCLUSIVE um funcionário do Ministério da Agricultura, responsável pela fiscalização do leite!

Alguém sabe me dizer o quê aconteceu com esses acusados? Foram ou estão sendo processados? Estão em liberdade, mesmo que na condicional? Será que um dia eles vão pagar pelos seus crimes?

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

- Fontes: France Presse, BBC Brasil e, naturalmente, alguns pitacos deste blogueiro.

- I bibida prus músicus!

Nenhum comentário: