sexta-feira, 23 de maio de 2008

Requiem in pacem, Jefferson Péres!

iG - O senador Jefferson Péres (PDT - AM), de 76 anos, morreu às 6h30 desta sexta-feira, em Brasília, vítima de um ataque cardíaco fulminante em sua casa, em Manaus, cidade onde seu corpo está sendo velado, no Palácio do Governo.

Na última quarta-feira, Jefferson Péres fez seu último pronunciamento em Plenário, quando afirmou que o debate sobre a internacionalização da Amazônia deve ser enfrentado com bom humor e que os brasileiros não devem reagir de modo enraivecido a menções a respeito do tema .

O presidente do Senado, Garibaldi Alves, tão logo soube da morte de Jefferson Peres, dirigiu-se ao Congresso onde disse que "Péres será sempre lembrado por sua atuação como um combatente em defesa da democracia e da Amazônia. Perdemos um grande senador, um grande homem público, um homem dedicado à defesa da nossa democracia. Era um dos sustentáculos da coluna vertebral do Senado. Um grande pregador, um grande peregrino em defesa da ética. Será sempre lembrado pela maneira como defendia a prevalência dos valores éticos na cena política".

Já o ministro do Trabalho Carlos Luppi disse que "o PDT perde um homem que tinha coerência muito forte, ético, leal, um grande dirigente. Perde alguém que nunca vamos conseguir substituir. Frágil na estrutura física, mas forte nas convicções".

Filiado ao PDT desde 1999, Jefferson Péres era o atual líder do partido no Senado. Ele foi candidato à vice-presidência nas eleições de 2006, na chapa do também senador pedetista Cristovam Buarque, do Distrito Federal.

- Opiniões e palavras com as quais concordo inteiramente.

- Me sinto órfão, outra vez neste mês, pela perda de mais uma esperança e de um exemplo de que um dia a dignidade reine neste país.

Nenhum comentário: