sábado, 19 de abril de 2008

O trem-bala não deverá parar em Resende

Papo ouvido no Bar Snooker Manejo, Bairro Manejo, Resende/RJ

O palco:

Roda de tranca, todo mundo mamado, 4 jogando, 7 sapeando, cerca de 23:oo hs, uma sexta-feira chuvosa, cachaça e cerveja ainda rolando bondosamente.

O papo:


- O trem-bala não fará parada em Resende!

- ???????

- Pelo seguinte: pra ele parar aqui, saindo de São Paulo, por exemplo, de onde ele desembesta que nem o corisco, tem que começar a frear lá em Cruzeiro ou talvez já em Aparecida do Norte. Aí, aqui, descem uns gatos pingados, sobem outros gatos pingados, fecham-se as portas, o trem parte, só atingindo a sua velocidade máxima lá na Serra das Araras, alí por Piraí. Aí, ele tem que começar a frear, pra poder parar na Estação Dom Pedro II, no Rio. Como resultado, a viagem de São Paulo ao Rio durará umas cinco horas. E na viagem de vice-e-versa, a mesma duração.

- Pô! Mas então ele será um trem-tartaruga, tanto indo, como vindo!

- E surgirão outros problemas...

- ???????

- Quando os trens-balas diretos - aqueles que farão o percurso São Paulo-Rio sem parar em qualquer cidade – passarem por Resende, quase na velocidade do som (Foi isso que ouvi, afinal, é um trem-bala e, como uma bala disparada, ele é tal qual uma delas, viajando na velocidade própria de uma bala disparada!), irão fazer uma barulheira tão alta e provocar uma ventania tão fiadazunha que o pessoal da Vila Araújo que mora na beira da estrada de ferro não conseguirá ouvir o seu cedezinho nem a sua novelinha. E a missa na Igreja de São Sebastião terá de ser interrompida. Se houver roupas em varais, elas sairão todas voando, caindo depois em quintais de outros donos; se houver galinheiros nos fundos dos quintais, as galinhas não botarão mais ovos e os galos ficarão impotentes, tal a situação permanente de estresse pela qual eles estarão submetidos. Como conseqüência, ali não nascerão mais pintinhos. Como o consumo das aves existentes não cessará, em pouco tempo a espécie dos galináceos, assim como seus primos anatídeos, popularmente conhecidos como patos, serão consideradas espécies extintas na Vila Araújo. Será uma tragédia ecológica local, isolada, circunscrita, porém, jamais deixará de ser uma tragédia ecológica que, no caso, poderá ser revertida: bastará fazer um novo traçado da linha férrea, desviando-a dos Campos Elíseos para o nosso Manejo.

- I bibida prus músicus!

2 comentários:

Anônimo disse...

me desculpe mais isto q vc está falando é puro absurdo!Sou formado em engenharia mecânica e ja montei até tese sobre trens-bala.Estes trens não demoram para realizar a frenagem e nem para adquirir velocidade, pois tem um mecanismo de frenagem e aceleração bem estudado q durante a frenagem ele captura a energia com um movimento inverço e a reutiliza para partir novamente.Atingindo velocidade máxima em poucos minutos.No caso do nosso a velocidade de 360Km/h.

Anônimo disse...

Concordo com o amigo. Vc precisa se informar Norival.