quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Rolos de fumaça

Cigarro, cigarrilha, charuto ou cachimbo: fontes de inspiração artística e tombém de inspiração (ato de introdução de ar nos pulmões) cancerística, que todo mundo manja o que são e sobre as quais não preciso de mais divagações.

Nesta foto aqui embaixo, o artista abusou, seguramente, do photoshop, pograma que é um mistério pra mim. Posso não conseguir fazer o que ele fez mas juro, por tudo quanto é cigarro que já fumei, que já vi mais de mil imagens se formando nas baforadas das minhas fumaçadas, mormente no estado meditativo ocasionado nas ocasiões casuais das minhas cachaçadas.

Já esta foto aqui embaixo, tomada do espaço sideral durante uma das costumeiras erupções do vulcão Etna, que fica na Etiópia, faz-me lembrar das dezenas de milhares de pneus de fumaça de cigarros - Minister, por umas três dezenas de anos e, depois, Hollywood, já por mais de vinte anos - que fiz ao longo da minha vida.

São, obviamente, duas baforadas diferentes, pois, enquanto a do Etna foi muito grande, com algumas dezenas de metros de redondeza nem tão redonda, as minhas nunca passaram de uns 5 centímetros; e, enquanto a dele é composta basicamente de monóxido, ou peróxito, ou icozonazóxito de enxofre, - Vai saber! - todos gases venenosos, que matam na hora, as minhas o são de nicotina, alcatrão e mais umas 4.700 substâncias não especificadas nos maços de cigarros, mas anunciadas num pequeno espaço existente nos mesmos e que serve como advertência aos fumantes, sendo tombém todas tóxicas, não matando, porém, de imediato, mas que comprometem a saúde de forma algo mais amena, digamos assim - pra espantar os maus espíritos, pra não dizer que também matam, mas lentamente, dolorosamente, normalmente com uma falta de ar filho-da-puta.

Pra não sofrer dessa terrível e morfética doença provocada pelo fumo, penso sempre em duas alternativas possíveis de acontecerem antes que a desgraça seja diagnosticada: um belo e fulminante ataque cardíaco ou um fantástico atropelamento por um trem descarrilhado (No Aurélio tem descarrilar e descarrilhar, sim senhor! Eu prefiro a segunda forma, daí...) .

(Falta de assunto é uma merda, mas eu queria porque queria publicar as duas fotos. Acho que vou falar sobre o Barak Obama no próximo post. Será que faltou escrever alguma coisa sobre ele até agora?)

- I bibida prus músicus!

3 comentários:

valter ferraz disse...

Norival,
deixa o Obama prá lá. Droga por droga, temos várias aqui.
O fumacê aí virou fumaça, evaporou no ar.
Mas a figura do fotoshopis é legal.
Bom final de semana
Forte abraço

Norival R. Duarte disse...

Cê sabe muito bem, Valter, que o espirro do Obama lá nos EUA manda a gripe dele pra nós.

Uma boa semana pra você!

Abraços, Norival.

Anônimo disse...

Sobre o vulcão Etna, onde se lê Etiópia, leia-se Itália.