segunda-feira, 16 de março de 2009

Site exclusivo de fotos antigas de Resende

“Este trabalho, sem fins lucrativos, é dedicado:

Aos fotógrafos - profissionais ou amadores - que, com inteligência e sensibilidade, registraram imagens importantes para o Patrimônio Histórico da cidade;

A todos que se dedicam à preservação de tão valioso acervo.”

Com essas palavras que encontramos na homepage do site http://www.resendefotos.com.br/, somos convidados a apreciar momentos acontecidos na Resende de antanho, entre solenes, pitorescos, alegres e curiosos, num mosaico amplo e maravilhoso, reunindo imagens de prédios que aqui existiram ou que ainda existem e de pessoas que por aqui estiveram ou viveram, muitas delas ainda vivas para darem o seu testemunho sob a ótica histórica e informativa do que nos antecedeu por estas terras.

Resultado da obstinação de Jesue Benedito, mais conhecido entre nós como Sabú, filho desta terra e atualmente morador no Rio de Janeiro, que nutria há anos o desejo de realizar tal proeza, fato concretizado recentemente com a construção deste site.

As fotos até agora publicadas ele as tinha em quantidade suficiente para dar a partida e iniciar o que ele considera como principal para a “Finalidade do projeto: Manter um espaço virtual para recuperar, de forma dinâmica, as imagens registradas no sistema e tornar-se uma ferramenta útil para aqueles que desejam conhecer e/ou entender a história da cidade.”

Porém, como ele me disse, para ampliação do acervo de imagens e de informações, ele necessita da colaboração de quem possua fotos que lhe seriam cedidas pelo email acessível pelo banner Contatos e que se localiza na homepage do site.

Como se trata de uma obra filantrópica, útil a muitos segmentos da sociedade, inclusive para finalidades didáticas, tais como para alunos de escolas de todos os níveis e de faculdades, todos os que possuímos algo encaixável no Resendefotos deveríamos contribuir para o enriquecimento da iniciativa do Sabú, que, no fundo, no fundo, pertence a todos nós resendenses, amantes desta terra de Nossa Senhora da Conceição do Campo Alegre da Paraíba Nova. Ou, simplesmente, Princesinha do Vale.

De minha parte, só tenho a louvar essa iniciativa do meu amigo de infância Sabú, que me deixa orgulhoso pelas circunstâncias, do seu desvelo pelas suas origens e pelo que sintonizamos no mesmo universo da nossa amizade, assim como também pelo fato de criar algo até então inexistente numa única fonte de informações, inseridas agora nas ondas da Internet e disponível a todos os internautas.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

A foto que abre este post, publicada na homepage do site do Resendefotos, é uma imagem do incêndio que destruiu a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição em 22 de agosto de 1945 e que durou apenas duas horas. Alunos do Grupo Escolar Dr. João Maia, que fica ao lado da matriz, foram dispensados das aulas e com baldes, panelas e outros vasilhames carregaram água do repuxo (Lembram-se?) para o rescaldo dos escombros.

Essa igreja foi construída de 1747 a 1813 e ainda conserva algumas peças da sua época de construção. Destaca-se a imagem de Sant’Anna e Nossa Senhora Menina em madeira e de tamanho natural. Conta-se que para a construção das suas duas torres foi construída até elas uma rampa com terra batida que partia do local onde hoje está o prédio da Câmara Municipal - a cerca de uns 150 metros de distância - e por onde os escravos subiam com os pesados blocos de granito utilizados nas obras.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

- I bibida prus músicus!
- - - - - - - - - - - - - - - - - - -
upDate em 17.03.2009: Esta postagem foi publicada nos sites:

- Site Oficial de Resende - Quer confirmar? - Clique aqui!

- Resende Notícias - Quer confirmar também? – Clique aqui!

4 comentários:

Anônimo disse...

Norival,

A repercurssão sobre o lançamento do site www.resendefotos.com.br
está sendo amplamente positiva; vocês têm o grande mérito, porque
fazem uma divulgação de excelente qualidade; além de agradecer a
você, quero, por seu intermédio, fazer chegar aos responsáveis pelo
site "Resende.com.br/blog" e ao Fernando Lemos o meu muito obrigado
pela ajuda; agora, vamos aguardar. Espero que o trabalho esteja à altura do que a nossa cidade e o cidadão resendense merecem.

Abraços a todos,
Jesue.

Anônimo disse...

Norival,

Peço desculpas pelo anônimo do comentário anterior; é falta de intimidade com a ferramenta. Por oportuno, estou preparando um texto sobre a função das fotos do site como ícones de fatos históricos a elas pertinentes, valorizando, sempre que possível, os resendenses envolvidos.
Abraços, Jesue.

Norival R. Duarte disse...

Caro Jesue:

Espero que você já tenha lido os comentários que postei no Site Oficial de Resende e no site do Fernando Lemos, o Resende Notícias, em 18 pp.

E espero que você acompanhe os comentários que aparecem nos mesmos.

Grande abraço.

Joao Carlos disse...

Caro amigo Norival, nao poderia deixar passar esta oportunidade de lhe agradecer pelo apoio que tem dado ao trabalho do meu irmão Jesué (Sabú), pois sou testemunha do carinho e dedicaçao que por quase um ano de pesquizas e muito trabalho, o mesmo criou este site, sem fins lucrativos, só no intuito de querer mostrar aos Resendenses, através de fotos e informações, a história desta nossa querida Cidade, num trabalho rico e precioso, que com certeza beneficiará a todos no presente e no futuro, um abraço do amigo... João Carlos