terça-feira, 24 de março de 2009

Fotos memoráveis de Resende - 1

- Clica na imagem para ampliá-la -

Na Praça do Centenário, na região central da cidade, o seu nascedouro, localiza-se o Palacete construído no século XIX pelo Padre Marques da Mota, onde foi instalada a máquina que imprimiu o primeiro jornal de Resende - “O Gênio Brasileiro”. Era considerada a residência mais confortável da cidade e foi requisitada para hospedar a Princesa Isabel e o Conde d’Eu quando visitaram a cidade em 1868, assim como para vários governadores de Estado.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

- Foto publicada no blog ce-alves.fotos, do Dr. Carlos Eduardo Alves, que teve a gentileza de nos informar da sua existência por meio de um comentário postado no Site Oficial de Resende;

- Texto copiado do blog Turismo no Vale do Café, de Nikson Salem, de Barra Mansa, ciclista fervoroso, que nos seus passeios pela região fotografa tudo o que vê de bonito - E bota bonito nisso! – e publica no seu outro blog, o Ciclo Turismo BM.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

- I bibida prus músicus!

8 comentários:

Anônimo disse...

Congratulações Ao Norival Duarte ! Eu Dr Carlos Eduardo Alves Lhe Parabenizo Pelo Sucesso Desta Reportágem , Ê De Seus Trabalhos. Deixo Recomendações Ao Claudionor Rosas , Meu Amigo Pessoal, Para A Godoy Tutora Do Patrimônio Histórico Regional Ê Celina Whately Responsável Pela Conservação E Obras Do Patrimônio Histórico Regional. Em Breve Vou Recolocar A Frente Que Desabou Do Palacete[ A Frente É De Pedra Macissa Prescisa Guindaste]. Muito Obrigado ! Carlos Eduardo Alves Resende RJ Brazil

Norival R. Duarte disse...

Caro Dr. Carlos Eduardo:

Obrigado pelos elogios e pela visita ao meu blog!

Não tenho contatos pessoais com o Claudionor Rosas, com a Godoy nem com a Celina Whately, mas pretendo transmitir as suas recomendações a eles por meio de uma postagem neste meu blog, que será repetido no Site Oficial de Resende, o qual tem uma penetração muito, mas muito maior mesmo do que o meu.

Tenho certeza que o recado chegará até eles!

Para isso, porém, devo apresentar o senhor com algumas informações adicionais, como, por exemplo, com qual título, ou profissão, devo acrescentar na sua apresentação. Quanto à sua informação de que pretende recolocar, ou reconstruir, a frente do Palacete, indago: - Qual a sua relação com o mesmo? – O senhor é resendense? Onde mora atualmente?

Aguardo suas respostas com o maior interesse para realizar a postagem da matéria.

Um bom dia e um grande abraço, de seu amigo virtual, por hora,

Norival Duarte.

Anônimo disse...

Sou Proprietário Do Palacete , E Eu Pessoalmente O Restaurador Do Palacete Em Resende RJ . Caro Norival Sou Presidente Permanente -Premiê Da ONU Organização Das Nações Unidas Em Nova York . Porém , Moro No Palacete Em Resende RJ Brazil. Quando Eu Morava Nos Estados Unidos Em Harvard University Onde Tenho PHD , A Frente De Rocha Macissa Desabou. Agora Terei Que Recoloca-La . As Peças São Muito Pesadas, Não Tém Condições De Recolocar Sém Guindaste. Está Em Harvard A Estátua De Zêus Retirada Do Palacete Para Exames De DNA Que Comprovaram Que O Palacete Pode Ter Sido Construído Pela Civilização De Atlântida Antes Do Império Grego Antigo, Isso Significa Que O Palacete Pode Ter Entre 5.000 A 6.000 Anos De Existência . Ver Google/Yahoo - Plato Descriptions - The Myth - The Temple . Carlos Eduardo Alves [Presidente Permanente - Premiê Da ONU Organização Das Nações Unidas Em Nova York] Resende RJ Brazil. Muito Obrigado ! Norival Duarte , Parabenizações Pelo Sucesso !

Anônimo disse...

Ver Também http://ce-alves.nafoto.net.br Fotos Do Palacete Em Resende RJ Brazil. Muito Obrigado ! Carlos Eduardo Alves Resende RJ Brazil

Anônimo disse...

Carlos Eduardo Alves - Fotos Do Palacete Em Resende RJ Brazil. Considera-Sê Que O Palacete Poderia Ter Entre 5.000 E 6.000 Anos A Construção Pré-Grega Antiga Arcaica Por Causa De Exames De DNA . Ver http://ce-alves.nafoto.net.br

Caio Licio disse...

Saudade de um amigo de infancia... Rodrigo da praça do centenário de Resende.... cade tu maluko
ass:caio irmão do pedro e da heloisa

Norival R. Duarte disse...

Caio Lício... Irmão do Pedro e da Helena... Rodrigo, da Praça do Centenário...

Por mais que me esforce, Caio, não consigo me recordar de ninguém que faça ligação com esses três núcleos do problema, para mim, de identificação de quem é quem.

Dê-me mais algumas pistas, por favor!

Por ora, um grande abraço!

Fernando Lemos disse...

Meu caro amigo Norival.
Permita-me fazer uma pequena correção no seu texto. Tem essa correção tão somente a intenção de ajuste histórico, ok? Aí vai:
O palacete não foi construído pelo Padre José Marques da Motta, mas sim pelo Dr.Antônio de Paula Ramos (recebeu do Imperador D.Pedro II a comenda da Rosa por serviços prestados ao país durante a Guerra do Paraguai). O Comendador Paula Ramos, que era advogado, foi também o fundador da Fazenda Alambary (por volta dos anos 1820), hoje conhecida como Fazenda do Castelo. Ele morreu em 1888 neste palacete. Portanto, não foi nesse prédio que o Padre Marques da Motta imprimiu o primeiro jornal de Resende (O Gênio Brasileiro), mas no antigo casarão da Paróquia de N.S. da Conceição, que foi demolido e reconstruído, mas que ainda serve de moradia dos padres e sede administrativa da paróquia de N.S. da Conceição (do Campo Alegre da Paraíba Nova).
Algumas dessas informações você pode confirmar aqui:
http://www.institutocidadeviva.org.br/inventarios/sistema/wp-content/uploads/2008/06/10_castelo.pdf

Já deixei um comentário semelhante no blog Turismo no Vale do Café, de Nikson Salem.

Forte Abraço, queira-me bem e...

Namastê.