segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Resende fora dos planos do trem-bala?

- Clique na imagem para ampliá-la! -www.tavbrasil.gov.br ;
Segundo a apresentação do projeto do Ministério dos Transportes, o governo brasileiro está iniciando o processo de licitação para concessão da exploração do serviço de transporte ferroviário de passageiros ligando as cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas por um sistema de trens de alta velocidade – TAV (Trem de Alta Velocidade). As informações ali reunidas apresentam uma visão geral sobre os estudos realizados com vistas à avaliação das condições para a implantação desse empreendimento.

Os estudos inicialmente realizados prevêem a colocação em marcha de todo o sistema para o ano de 2014.

No mapa do traçado das linhas dos TAVs, Resende aparece como “estação opcional” - como todos podem constatar - e cujo significado não consegui encontrar em nenhuma página da apresentação do projeto, enquanto Barra Mansa aparece como “estação considerada”.

A mim, parece que, colocada nessa categoria de “estação opcional” logo de cara, deve ficar entendido que Resende estará de fora das paradas dos TAVs, não sem motivo. Senão, analisemos unicamente o aspecto populacional das duas regiões, de acordo com o último censo estimativo feito por IBGE/DPE/COPIS/GEADD para a população de todos os municípios brasileiros na data de 01.07.2009:

Itatiaia................. 35.577
Porto Real............. 16.253
Quatis................... 13.137
Resende............... 130.035
Total................... 195.002 habitantes

Angra dos Reis....... 168.664
Barra do Piraí........ 103.833
Barra Mansa.......... 176.899
Piraí..................... 26.114
Volta Redonda....... 261.403
Total.................. 736.913 habitantes

Essas duas somas foram feitas por mim, que não tenho nenhum estudo superior, mas tenho uma cachola que me faz, às vezes, pensar de maneira lógica; as inclusões dos municípios numa ou noutra estação foram feitas de acordo com a intensidade da coceira dos meus cotovelos. Nelas, claramente se verifica que a estação de Barra Mansa, pelo indicador deduzível dos números, da demanda pelo transporte pelos TAVs, apresenta uma razão (7,5) insuperável pela estação de Resende. Se for por aí, a minha opinião é que Resende ficará a ver navios. Ou teço-tecos barulhentos nos fins-de-semana.

Links:

Apresentação do projeto pelo Ministério dos Transportes:
http://www.tavbrasil.gov.br/Tracado.asp ; ambos fornecidos por email pelo meu amigo JAS.

Desenho do traçado dos TAVs:

Dados da população: Visto primeiro no blog da Nice Pinheiro, acessível pelo endereço


- I bibida prus músicus!



http://nicepinheiro.blogspot.com/2009/08/brasil-1915-milhoes-de-habitantes-e.html , que depois leva você para o site do IBGE, onde você terá que entrar no site http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/estimativa2009/POP2009_DOU.pdf ,quando poderá tomar conhecimento por completo da apresentação do Ministério dos Transportes.

- - - - - - - - - - - - - - - - -

2 comentários:

Anônimo disse...

Caro Norival, penso que Angra não deveria entra na conta, ninguém sai do Rio para B. Mansa de trem e depois desce a lenta estrada até Angra. Deve-se considerar o potencial de crescimento maior de Resende e região das AN frente a BM e VR, graças as enormes areas planas. Nosso turismo PNI, Penedo e V.Maua (estrada parque) movimentaria muito nossa estação. Basta perguntar a cariocas e paulistas onde ele preferem que seja a estação do sul flu se usariam mais o trem com estaçao aqui ou BM, talvez compense os 400mil a menos na população. SDS

Norival R. Duarte disse...

Caro Sr. Anônimo:

Incluí Angra pensando nos angrenses que se dirigiriam a São Paulo.

Quanto ao resto que escrevi, sei não! É pura especulação de um leigo.

Grande abraço.