quinta-feira, 11 de março de 2010

Brasil atacará USA



Falta de assunto, preguiça de escrever, aversão a política, futebol, TV, e querendo, em todo caso, não deixar passar muito tempo sem postar alguma coisa no blog, vou misturar neste post economia internacional com culinária. Nesse andar modorrento da carruagem, vou batendo teclas sobre um assunto que estourou na segunda-feira desta semana e que desde então me deixou com uma certa vontade de escrever algo que fosse espalhafatoso, como o próprio (assunto), o qual (assunto, outra vez) já está dando panos pra manga e cuja manchete pode ser resumida assim:

Brasil atacará EUA com retaliação à importação de uma porrada de produtos, por causa da sacanagem que os cara de lá fizeram conosco no caso do algodão, numa atitude que foi aprovada pela OMC – Organização Mundial do Comércio, a qual (retaliação) poderá vigorar em cerca (aproximadamente) de 30 dias, deixando alguns exportadores (de lá) putos da vida
Como todo mundo já sabe, el gran gobierno brasileño publicó no início desta semana una lista de 100 productos importados de los Estados Unidos que poderão ter aumentadas as suas alíquotas do Imposto de Importação, numa retaliação à disputa entre os dois brigões por causa do contencioso do algodão.

Não quero nem saber se depois das discussões bilaterais que ocorrerão nos próximos dias – já tem um monte de gringo engravatado no Brasil para tentar diluir o tutu – o papo chegar a um buraco intransponível, seguindo-se um monte de ofensas entre o Loola e o Osama (ou é Obama?) e acabar pela deflagração de uma guerra, mas guerra mesmo, com tiros, sangue, ataques aéreos, o escambau. Todavia, se tal acontecer, poderemos contar, com toda a certeza, com a ajuda de Cuba, Venezuela, Bolívia, Equador, Irã e Coreia do Norte.

Da parte deste papagoiaba, creio que esse negócio de rataliação só poderá trazer merda presta gentil pátria amada, Brasil. Não vou, porém, entrar em pormenores e desfiar aqui um monte de baboseiras, porque envolve a análise profunda de muitas variantes nos âmbitos comerciais e políticos e não estou nem um pouco a fim de queimar o pouco de neurônios que insistem em sobreviver no meu órgão matutante para trazer ao sumo saber dos meus visitantes alguns cenários possíveis do desenrolar dessa novela, coisa que deixo pros papos de comentaristas mais famosos do que eu, como o Jorelmir Betingui, Guilharme Lamas e outros palroeiros do gênero.

Porém, ao ver a lista (link) da centena de itens que compõem o cardápio, que já provocou indigestão em várias sumidades del gobierno americano, um, logo o primeiro, absorveu toda a minha atenção e imediatamente provocou a minha indignação: o arenque congelado.

Pois não é que a sua alíquota subirá de 10% para 30%! Um estratosférico aumento de 300%! Maior do que o dos cerca de 200 ou mais porcentos ocorrido nesses dias com o açúcar nacional. Ainda bem que o fígado, as ovas e o sêmen desse peixinho da família dos clupeídeos, de dorso azul-esverdeado e ventre prateado, de hábitos migratórios, comum no canal da Mancha e nos mares setentrionais, escapuliram da lista e os mesmos estão excluídos da minha choramingança do momento.

Tão logo tomei conhecimento da sua (do arenque congelado) inclusão naquela lista, descobri que gostaria de, um dia, quem sabe, saborear esse peixinho que consta de nossas importações. Cheguei até a ficar com água na boca. Entrementes, nunca vi esse bichinho liso em qualquer banca de peixeiro nem me lembro de tê-lo visto no Mercado Municipal Paulistano, local onde você encontra de tudo que gosta de viver debaixo d’água.

Aííí, como quem não quer nada, dei uma cutucada no Google, onde vim a descobrir que o danadinho é usado no lugar da sardinha em lata e como tal nos é vendido.

Resumo desta ruminância praticamente sem foco e sem objetivo definido: Somos enganados até comprando sardinhas - Ops! – arenques em lata; e os paulistas e paulistanos terão que gastar mais reais pelo prato que eles tanto adoram: o cuscuz paulista.

Pessoalmente, prefiro sardinha na brasa, coisa que devo fazer amanhã, que é sexta-feira, que é dia de peixe.

Gostaria, porém, de algum dia provar do tal do arenque defumado.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

- Sardinhas na brasa i bibida prus músicus!

Nenhum comentário: