quinta-feira, 26 de maio de 2011

Harry Truman & Bees? Parece irreal...


Sob o título simplificado de Harry & Bees, o jornalista americano Michael Butler publicou em seu blog (link) o artigo abaixo, que transcrevo com indizível prazer, porque mostra uma das facetas impressionantes daquele homem público, nem sempre divulgadas por estas bandas tupiniquins. Lá vai, na íntegra:= = = = = = = = = = == = = =

Harry Truman & Bess? Parece irreal...

Nunca mais veremos isso acontecer novamente... Nunca!

Harry Truman foi um tipo diferente de presidente.

Ele tomou muitas e provavelmente as mais importantes decisões a respeito da história dos EUA que qualquer outro dos 42 presidentes que o precederam.

No entanto, uma medida da sua grandeza moral pode repousar sobre o que ele fez depois que deixou a Casa Branca. O único bem que tinha quando morreu era a casa onde morava, situada em Independence, Missouri.

Sua esposa tinha herdado a casa de seus pais e fora os anos que moraram na Casa Branca, suas vidas inteiras foram passadas lá. Quando se aposentou do cargo em 1952, sua renda era uma pensão do exército dos EUA no valor de US$ 13,507,72, por ano.

O Congresso, observando que ele estava pagando por seus selos e pessoalmente lambendo-os, concedeu-lhe um “subsídio” e, mais tarde, um complemento de pensão de 25.000 dólares por ano.

Depois que o presidente Eisenhower tomou posse e iniciou o seu governo, Harry e Bess voltaram à casa de Missouri por si mesmos. Não houve serviço secreto a segui-los.

Quando oferecidos a ele cargos corporativos com grandes salários, ele os recusou, afirmando: "Vocês não querem a mim. Vocês querem a imagem do cargo do presidente, que não pertence a mim. Ela pertence ao povo americano e não está à venda."

Mesmo depois, no dia 06 de maio de 1971, quando o Congresso se preparava para lhe atribuir a medalha de honra em seu 87º aniversário, ele se recusou a aceitá-la, escrevendo: "Eu não considero que tenha feito tudo o que deva te sido feito a razão para qualquer prêmio, do Congresso ou de outra natureza."

Como presidente, ele pagou todas as suas despesas de viagem e comida. Os políticos modernos têm encontrado um novo nicho de benefícios na exploração da Presidência, resultando em enormes riquezas pessoais.

Hoje, muitos no Congresso também encontraram uma maneira de se tornarem bastante ricos, enquanto desfrutam as benesses em seus gabinetes.

O bom e velho Harry Truman estava correto quando observou: "Minhas escolhas na vida foram, ou ser um pianista numa casa de prostitutas ou um político. E para dizer a verdade, não há praticamente nenhuma diferença entre as duas opções!

Eu digo: desenterremo-lo e clonemo-lo!

= = = = = = = = = = = = = = =

Notas:

- Bees era o apelido familiar de Elizabeth Virginia Wallace Truman (13/2/1985-18/10/1982), a esposa de Harry Truman;

- Harry Truman foi o responsável pela autorização dos lançamentos das bombas atômicas sobre Hiroshima e Nagasaki.
= = = = = = = = = = = = = = =

Incrível, o Presidente Truman, não?

Quais, dos presidentes do Brasil e dos nossos políticos, vivos ou defuntos, poderiam mostrar um caráter semelhante ao dele?

= = = = = = = = = = = = = = =

- Fonte: Visto primeiro no blog Aqui tem coisa, do meu amigo Fernando Stickel, neste link.

- I bibida prus músicus!

Nenhum comentário: