quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Essa não! O quilo está com mais do que um quilo!

“O protótipo internacional do quilo, um cilindro de platina e irídio que é usado como modelo desde 1875, já não pesa mil gramas. Segundo um estudo da Universidade de Newcastle publicado na revista Metrologia, do Bureau Internacional de Pesos e Medidas, onde está armazenado, o objeto vem aumentando de peso.

Através de uma análise espectroscópica de fotoeletrons emitidos por raios-X, os investigadores concluíram que o cilindro - do qual foram feitas 40 réplicas que foram distribuídas pelo mundo inteiro para padronizar a medida de quilo - está mais pesado cerca de 100 microgramas.

O aumento de peso estará relacionado com a contaminação por carbono e deverá estar afetando todas as réplicas.

- Bem que a minha mulher anda reclamando do excesso de sal que ando colocando na comida! Só pode ser essa contaminação por carbono que, se já não bastasse sujar nossa atmosfera, deve andar contaminando também a nossa, digo, a minha minha noção de quilo. Assim não dá, pois depois vão dizer que ela - a minha mulher - está engordando por causa do excedente de sódio que ela ingere diariamente e que, para toda as pessoas, de um modo geral, não deve passar de 2,4 g.

- - - - - - - - - - - - - -  -



- Fonte: Do blog Varal de Idéias, do meu amigo Eduardo Lunardelli (link), que acaba de publicar seu livro O ULTIMO BLOG E OUTRAS BLOGAGENS, que estou lendo devagarinho.

- I bibida prus músicus!

Nenhum comentário: