domingo, 9 de setembro de 2012

La Tomatina 2012

Foto: Heino Kalis/Reuters

Foto: Alberto Saiz/Associated Press

O espanhóis de Buñol, vila próxima à cidade de Valência, na costa do Mar Mediterrâneo, voltaram àquela brincadeira sem graça de jogar tomates uns nos outros, por pura brincadeira, no que é uma tradição local e que se realiza todo dia 29 de agosto. Este ano, atingiu a sua 64ª edição.

Entre participantes e expectadores, foram mais de 40.000 os presentes na festa, onde, além dos nativos, havia gente que veio do Japão, Austrália, EUA, mais uma vã cheia de portugueses de Turcival, gente, enfim, de tudo quando é lado do mundo e que não tem nada o quê fazer, pelo visto.

Não se teve notícia da presença de brasileiros, mesmo que fosse um acidente com um cearense que por lá estivesse passando e tivesse se engasgado com um tomate.

Foram amassados, explodidos, diluídos ou liquefeitos cerca de 120 toneladas de tomates madurinhos, madurinhos. Tomates podres também participaram da festa, seguramente. Quem iria controlar e reclamar?

Depois, os caras dizem que a situação está difícil pra eles, com muitos desempregados e previsão de mais dureza pros próximos anos. Não demora muito, se é que já não está acontecendo, estarão esticando o chapéu prum vale-comida, mesmo que seja um miojo ao sugo, se é que sobrou algum tomate vivo para essa transformação.

Pra ver mais fotos, são 26 no total, e ler mais, clique aqui e dá um chegandinho lá no Blog Boston.com, na bela reportagem de Paula Nelson.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

- I bibida prus músicus!

2 comentários:

Anônimo disse...

Rsss e o nosso tomate caro pra kct.

Sem comentários.

Gu

Norival R. Duarte disse...

É verdade, Gu!

Quem vai entender esse povo com a sua festa maluca de tomates é só ele mesmo!

Outro dia, no Royal Center, comprei apenas um (1) tomate de 0,185 g = R$ 1,50 (R$ 8,10/kg). Fiquei me lamuriando na banca e dizendo que aquele tomate teria que durar uma semana, pra família toda. Cada um só poderia comer – Comer, não! Chupar! - um pedacinho, e só no almoço! Todo mundo ria do meu deboche!

Grande abraço.