domingo, 19 de agosto de 2012

Festa na família Siqueira da Silva

Post scriptum em 19.08.12: Esta postagem estava perdida nos meus arquivos do blogger e agora reapareceu. Resolvi publicá-la, mesmo com data atrasada.
- - - - - - -  - - - - - - -

- Por Luísa Maria Dias Paiva Duarte

Meu amigo Edson Siqueira da Silva, de tantos anos que já nem me lembro de quando nossa amizade começou, foi ordenado hoje como Diácono da Igreja Católica na Igreja do Cristo Ressuscitado, ali no Bairro Alvorada, em cerimônia presidida pelo Bispo da nossa Diocese, Dom João Messe.

Foi uma festa em todos os sentidos, principalmente no sentido espiritual, enorme para todos os presentes, parentes e amigos desse Brasil afora e que lotaram completamente a nave e corredores da igreja.

Para nós, católicos, aqueles que sempre conviveram e ainda convivem esporadicamente com ele nas nossas escolhas e obrigações dentro do universo que a Paróquia de Santa Cecília nos oferece, aqui no bairro de mesmo nome, em Resende, e estendendo essa convivência com os seus amigos e parentes de outras paróquias que também estiveram presentes, essa cerimônia é sobremaneira enternecedora, pungente e inesquecível, porque tem um significado especial quando, no transcorrer da missa de ordenação e participando dos seus rituais, diferentes de uma missa comum, mas nem por isso menos importantes, vemos um conhecido sendo abençoado com uma graça pela qual ele tanto já lutou – seus estudos e aperfeiçoamentos teológicos ainda representam uma longa estrada por onde ele tem de caminhar, até chegar ao seu ordenamento como padre – e que até uns dez anos atrás sequer imaginaríamos com essa jubilação.

Foi no transcorrer desse período que ele realizou seus estudos para atingir e concluir essa etapa, iniciada quando ele tinha seus 47 anos. Nesse ano, tomou a decisão que o levaria até à Congregação da Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, ali permanecendo até os eventos da sua diaconização.

Até então, era um laborioso comerciante no nosso bairro e nada indicava a sua vocação para o sacerdócio, mesmo sendo um crente cumpridor das suas obrigações religiosas.

Membro de família numerosa residente em nossa cidade, toda fiel em torno dos preceitos e orientações da Igreja Católica, veio ainda jovem de Mauá e aqui cresceu, trabalhou e descobriu um dia a sua vocação sacerdotal, no que mais tarde foi acompanhado por outros dois irmãos mais novos do que ele.

Quando nos comunicou a sua decisão de abandonar tudo o que possuía até então, o fato nos deixou entre surpresos e maravilhados porque, a partir dali, deixava o mundo material para o qual sempre vivera, numa situação relativamente tranqüila, e começava a trabalhar na missão mais difícil da sua vida: cativar almas em nome Daquele que representa tudo o que os pensamentos - os dele e os nossos - possam imaginar e querer, para a Sua glória a e de seu filho Jesus Cristo.

Que Deus o abençoe e que Ele seja sempre louvado!

E que comemore bastante a sua diaconização, porque fez jus a ela e porque assim deve ser, segundo os desígnios de Deus.

Resende, 17.02.2008
Luísa Maria Dias Paiva Duarte
- Este pequena crônica será publicada no blog de meu marido, Norival Ribeiro Duarte, cujo endereço é , assim como Site Oficial de Resende, <http://www.resende.com.br/>.
(I bibida prus músicus!)

Nenhum comentário: