quinta-feira, 5 de julho de 2012

Cientistas anunciam descoberta de possível Bóson de Higgs

Pesquisadores anunciaram na manhã de ontem, na Suíça que encontraram uma nova partícula subatômica - que se comporta como o Bóson de Higgs - e que seria consistente com o que se espera da chamada "partícula de Deus".

Ao colidir prótons, pesquisadores do CMS e do ATLAS - dois grupos de pesquisa que trabalham de forma independente em busca de Higgs - conseguiram criar no Grande Colisor de Hádron, no Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (CERN, na sigla em francês), em Genebra, uma partícula com massa de 125,3 GeV.


Ilustração mostra colisão de prótons medida pelo CMS na busca pelo bóson de Higgs. Foto: AFP

A nova partícula está na região de massa 125-126 GeV. A observação do ATLAS foi em 126 GeV e a do CMS em 125 GeV. A medida GeV é o padrão para a massa das partículas subatômicas. Um GeV é equivalente à massa aproximada de um próton.

O anúncio acontece depois de, no mês de dezembro, o mistério sobre o Bóson de Higgs ter sido consideravelmente reduzido quando os dois experimentos independentes que acontecem no LHC (ATLAS e CMS) limitaram uma região situada entre 124 e 126 gigaelectronvolts.

Esta unidade de energia é utilizada para representar a massa das partículas seguindo o princípio de equivalência energia-massa (o famoso E=mc2), os dois atributos da matéria.

O principal obstáculo é a margem de erro dos dois experimentos, ainda muito grande, apesar do grande número de dados acumulados, e que obriga os cientistas a falar de "indícios" e não de "descoberta" do bóson.

O trabalho feito pelas equipes do CMS e do ATLAS segue o padrão ouro da Física para novas descobertas, o chamado cinco sigmas. “Equivale a uma chance menor que uma em um milhão de ser uma coincidência”, explicou no twitter ao iG o físico brasileiro Sergio Novaes, lider do SPRACE, que armazena e analisa dados do CMS no Brasil

Higgs vê sua teoria ser comprovada




O físico Peter Higgs chega ao seminário onde anunciaram que foi descoberta uma partícula que pode ser a confirmação de sua teoria. Foto: AP





A prova da existência do Bóson de Higgs, postulada em 1964 pelo físico inglês Peter Higgs tem um enorme impacto na ciência, já que se trata da única partícula elementar do modelo padrão que não foi observada até agora.

Os cientistas alegam ter encontrado uma "curva" nos dados sobre as variações de massa das partículas geradas no imenso acelerador de partículas Grande Colisor de Hádrons.

Essa "curva" corresponde a uma partícula que pesa 125,3 gigaelectronvolts (Gev) - cerca de 133 vezes mais pesada do que o próton existente no âmago de cada átomo.

- Fonte: iG – Internet Generation. Leia mais aqui.

- - - - - - - - - - - - - - -

- I bibida prus músicus!

Um comentário:

Norival R. Duarte disse...

Obrigado, Zé Barto, pelos elogios, pela visita ao meu blog e pelo comentário deixado nele.

Visitei alguns dos seus blogs e também gostei do que vi e li. Parabéns pelos mesmos.

Volte sempre e grande abraço.