quarta-feira, 9 de março de 2011

O lago fervente de lava do Vulcão Nyiragongo


Em junho de 2010, membros de uma equipe de intrépidos cientistas e exploradores pisaram na margem do lago permanente de lava fervente nas profundezas da cratera do vulcão Nyiragongo, localizado próximo da cidade de Goma, na República Democrática do Congo, no coração da região dos Grandes Lagos da África.

Considerado uma das maravilhas do continente africano, é o maior lago do mundo no seu gênero, com a borda do vulcão localizada a 3.468 metros de altura e a base da sua cratera, onde se localiza o lago, a 396 metros abaixo da sua borda.

A beleza ímpar dessa maravilha exibida pela natureza do nosso planeta foi revelada ao mundo pela primeira vez no documentário "Devil's Blast" no ano de 1960 por Tazieff Haroun. Na reportagem do site Boston.com (link), na qual se apresenta uma coleção de 28 fotos de Olivier Grunewald, um dos membros da equipe, não deixa de ser mencionado que, em contrapartida à vislumbrante visão das cenas, o transbordamento de lava incandescente pela borda da cratera do vulcão já destruiu parcialmente a cidade de Goma por duas vezes, em 1977 e 2002.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

I bibida prus músicus!

Nenhum comentário: