terça-feira, 12 de outubro de 2010

O quê a escola não ensina, por Bill Gates


Aqui estão onze conselhos que Bill Gates citou em 2008, numa conferência em uma escola secundária sobre coisas que os estudantes NÃO aprenderiam na escola.

Ele fala sobre como a "política educacional de vida fácil para as crianças" tem criado uma geração sem conceito da realidade e como essa política tem levado as pessoas a falharem em suas vidas, após concluírem os seus cursos e deixarem a escola.

Muito conciso, todos esperavam que ele fosse fazer um discurso de uma hora ou mais, porém, ele falou por menos de 5 minutos, sendo aplaudido, após concluída a sua fala, por mais de 10 minutos, sem parar, retirando-se em seguida.

Vejam o que ele disse aos estudantes:

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Regra 1
A vida não é fácil, então, acostume-se com isso.

Regra 2
O mundo não está preocupado com a sua auto-estima. O mundo espera que você faça alguma coisa útil por ele ANTES de sentir-se bem com você mesmo.

Regra 3
Você não ganhará R$ 20.000,00 por mês assim que sair da escola. Você não será vice-presidente de uma empresa com carro e telefone à disposição, antes que tenha conseguido comprar seu próprio carro e telefone.

Regra 4
Se você acha que o seu professor é rude, espere até ter um chefe. Ele não terá pena de você.

Regra 5
Vender jornal velho ou trabalhar durante as férias não está abaixo da sua posição social. Seus avós têm uma palavra diferente para isso: eles chamam de oportunidade.

Regra 6
Se você fracassar, não é culpa de seus pais. Então não lamente seus erros, aprenda com eles.

Regra 7
Antes de você nascer, seus pais não eram tão críticos como agora. Eles só ficaram assim por pagar as suas contas, lavar suas roupas e ouvir você dizer que eles são “ridículos". Então antes de salvar o planeta para a próxima geração, querendo consertar os erros da geração dos seus pais, tente limpar seu próprio quarto.

Regra 8
Sua escola pode ter eliminado a distinção entre vencedores e perdedores, mas a vida não é assim. Em algumas escolas você não repete mais de ano e tem quantas chances precisar, até acertar. Isto não se parece com absolutamente NADA na vida real.

Se pisar na bola, está despedido, RUA!

Faça certo da primeira vez.

Regra 9
A vida não é dividida em semestres. Você não terá sempre os verões livres e é pouco provável que outros empregados o ajudem a cumprir suas tarefas no fim de cada período.

Regra 10
Televisão NÃO é a vida real. Nesta, as pessoas têm que deixar o barzinho, a boate ou a farra mais cedo para, no dia seguinte, ir trabalhar.

Regra 11
Seja legal com os CDFs (aqueles estudantes que os demais julgam que são uns babacas). Existe uma grande probabilidade de você vir a trabalhar PARA um deles.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

A propósito de Bill Gates...

Eu sei, eu sei, quase todo mundo conhece o Bill Gates e muita, mas muita gente mesmo já escreveu sobre ele, mas, eu não!

Assim, como nunca registrei nada sobre ele nos meus blogs, resolvi deixar escrito aqui algumas poucas informações sobre esse homem extraordinário, inteligente, empreendedor, perspicaz et caetera e tal, como uma biografia resumida que poderá ser utilizada por alguém numa prova de pós-doutorado. Sabe-se lá!

Bill Gates, também conhecido por William Henry Gates III, nasceu na cidade de Seattle, no Estado de Washington, EUA, em 28 de outubro de 1955. Desde seu nascimento, Bill sempre pôde contar com o apoio e as posses do seu pai, William Henry Gates, um advogado de sucesso, e de sua mãe (Mary Maxwell Gates), professora da Universidade de Washington. Como dinheiro nunca foi problema na família Gates, Bill e suas duas irmãs (Kristanne e Libby) sempre tiveram a oportunidade de frequentar as melhores escolas do país, como o Colégio de Lakeside e a Universidade de Harvard.

É, sem dúvida, um dos homens mais famosos do mundo, não só pela sua grande fortuna, estimada em 2008 em 58 bilhões de dólares e considerada a maior do mundo por 13 anos até então pela revista Forbes, mas também por ser o responsável pela criação do programa SO Windows, que mudou a história da informática e que foi um dentre vários produtos dessa área desenvolvidos pela sua empresa Microsoft.

No dia 27 de junho de 2008, deixa a direção da Microsoft e passa a se dedicar a atividades filantrópicas, cuidando da OGN “Bill & Melinda Gates Foundation”, junto com sua esposa.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

- Fontes: De uma mensagem em PPS que me foi enviada pela minha amiga Rosani Nauar Gomes, cujo editor se assina como João de M@r, do site Baixaqui.com e do Google Images.

- I bibida prus músicus!

Nenhum comentário: